TOCA-DISCOS
TOCA-DISCOS – Assim, alguns deles migram para os CDJ, além do custo menor, possibilita a inserção de efeitos e contam com pitch, leitura rápida das músicas e outros controles. Alguns modelos possuem ainda display luminoso para facilitar o uso em lugares escuros. Suas características vão depender da marca de cada modelo. Mas são os DJs que tocam com iPad que incomodam mais os profissionais adeptos ao vinil, o também chamado bolachão.Neste caso, os DJs não usam laptop, toca-discos nem sintetizador, somente um iPad e um mixer, com o auxílio de aplicativos.
No caso dos DJs que comandam as picapes, ele pode optar por um toca-discos acionado por polia, por correia (belt-drive) ou por acionamento direto (direct-drive). Geralmente, os profissionais preferem o acionado por acoplamento direto, uma vez que não depende de contatos mecânicos, seu custo é maior, porém, a qualidade do som é garantida. Já o acoplamento por polia transmite a vibração do motor para o prato e, assim, para a cápsula fonocaptora e para o prato, prejudicando a sonoridade. O acoplamento por correia também é satisfatório, não absorvendo a vibração do motor, mas a correia degrada facilmente.
Outro fator que pesa na balança para a preferência pelo vinil é a qualidade que o som analógico tem sobre o digital. Em entrevista ao site www.rockgaucho.com.br, Paulo Assis, que trabalha com produção de áudio e escreve para revistas especializadas no assunto, explica que o som de um disco de vinil vem de um sulco no plástico. A onda não está representada por cálculos matemáticos, mas está lá, fisicamente presente. A agulha vibra nessas lombadas musicais e essa vibração é o som. Se nos aproximarmos bastante de uma vitrola, podemos ouvir o som sem nenhuma amplificação elétrica. Já em uma mídia digital, o som é gerado a partir de informações que representam a onda sonora. A onda é registrada em pontos que representam, ao longo do tempo, a “energia do som” naquele momento. Essa escala, no entanto, tem seus degraus matematicamente menores do que o ouvido humano pode perceber.