Industrial
INDUSTRIAL – Visto como o gênero da música eletrônica em que a fusão entre rock e electro é a mais evidente, o Industrial pode ser considerado um dos estilos mais vendáveis do mercado fonográfico. Fundado por Genesis P'Orridge a partir da criação do selo Industrial Records o Industrial é apontado pelos produtores de e-music como um estilo duro e desafiador.
Apesar ter como característica principal a experimentação, o gênero é bem diferente do EBM (Electronic Body Music, estilo que surge com influência no Industrial) que também é configurado com a mesma proposta de pertencer a uma vanguarda eletrônica. Suas principais influências, além é claro do rock e do electro, são o Noise (estilo ruidoso), Experimental Music, Performance Art e Pós Punk.
O gênero ganhou proporção nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Canadá no final dos anos 70, mas nos anos seguintes (80, 90 e 2000) a popularidade ainda continuou alta. E embora tenha sido criado numa época no qual a tecnologia ainda não favorecia a produção musical o Industrial conseguia criar através da utilização de instrumentos como sintetizadores, bateria, guitarra, baixo, teclados, sintetizadores e sequenciadores mais rústicos.
Em decorrência de sua popularidade e qualidade como música o estilo influenciou outros estilos como Aggrotech, Industrial Metal, Martial Industrial, New Wave, Industrial Rock, Ambient Industrial, Electronic Body Music, entre outras. Além de que a expansão do estilo se tornou tão grande que ele passou a influenciar outros estilos que não pertenciam a eletrônico, por exemplo, o Folk e o próprio Rock.
MÚSICAS INDUSTRIAL
01 – Throbbing Gristle – Discipline
02 – Einsturzende Neubauten – Haus Der Luge
03 – Spk – Twilight Of The Idols
04 – Laibach – Vier Personen