Experimental
EXPERIMENTAL – Considerado um gênero da vanguarda eletrônica o Experimental é um estilo no qual você não tem noção de qual vai ser o resultado da produção de uma música. Afinal o Experimetal utiliza e faz composições dos mais diferentes elementos advindos de qualquer estilo musical. Pode ser Trance com Jazz, House com Funk, Techno com Clássico, Breakbeat com Soul, Jungle com Rock, Hardcore com House, etc.
O estilo surgiu em meados dos anos 80 e apesar de ter a presença de diferentes gêneros tem como principal influenciador o Industrial. Também influenciou gêneros como o EBM (Electronic Body Music).
Para alguns produtores o Experimental mudou todos os rumos e concepções do que é música eletrônica e destruiu barreiras antes impostas pelo mercado e pelos próprios consumidores de electro.
O Experimental não utiliza muito os vocais. Já os instrumentos musicais são muito usados, como sintetizadores, bateria, guitarra, baixo, teclados, sintetizadores, sequenciadores e diversos outros com os quais os produtores quiserem utilizar, até mesmo instrumentos de música clássica. Inclusive, esta possibilidade tem sido explorada pelos DJs e é cada vez mais fácil encontrar músicas com instrumentação.
Algumas músicas do estilo parecem ser feitas para filme de terror, pois são assustadoras, introspectivas. Outras já são alegres, dançantes. Como você pode conferir em Red Skeletons de Coil, Tormentor’s Song de Controlled Bleeding, Belew de Esplendor Geometrico ou mesmo Frantic de Gridlock.
Em alguns portais de definições na internet você pode encontrar o Experimental como Industrial Experimental, pois como já dito anteriormente, é o Industrial que dá base para o estilo.
MÚSICAS EXPERIMENTAL
01 – Coil – Red Skeletons
02 – Controlled Bleeding – Tormentor's Song
03 – Esplendor Geometrico – Belew
04 – Gridlock – Frantic