Nu Italo
NU ITALO – Progressive Mediterranean, assim era conhecido inicialmente o Nu Italo, que mudou de nome após o lançamento do primeiro single do gênero chamado de Blue (Da Ba Dee) do grupo Eiffel 65. Como o próprio nome já evidencia o Nu Italo tem sua base no Italo Disco, Euro Dance, Techno Dance e por isso sua produção foi quase toda feita na Itália.
Produtores de eletrônico apontam que o Nu Italo foi visto por alguns músicos como uma nova versão do Italo Disco, porém isso não é verdade, afinal o Nu Italo tem uma batida mais lenta e mais espessa do que o Italo Disco. Mas como não há outro gênero para ser colocado no lugar, o Nu Italo serve para exemplificar o que poderia ser um novo estilo do Disco italiano.
Apesar da monstruosidade com que o single Blue ficou conhecido nos anos 90 (principalmente com o Dj considerado criador do estilo, DJ Gigi D’Agostino, e com Thomas Bangalter), o Nu Italo não pode ser caracterizado como um gênero que alcançou grande popularidade, nem tanto reconhecimento do mercado fonográfico europeu e dos próprios consumidores de electronic.
O que impressiona e marca o gênero é a presença de vocoders, ou seja, de vocais modificados. Normalmente os refrões são simples, logo, a grande utilização de vocais. A instrumentação fica por conta de teclados, drum machine, sintetizadores e sequenciadores.
Músicas do gênero são Take My Heart de Consilio, Sing a Song de Funny, Open Your Eyes de Alicia, Disco Hit de Blockhouse, Star do DJ Gigi D’Agostino, entre muitas outras.
MÚSICAS NU ITALO
01 – Consilio – Take My Heart
02 – Funny – Sing a Song0
03 – Alicia – Open Your Eyes
04 – Blockhouse – Disco Hit
05 – Becca – Come And Get My Love
06 – Gigi D'Agostino – Star
07 – Natascha Hagen – Que Sera
08 – Prezioso – Let's Talk About a Man
09 – Sarina Paris – Just About Enough