Italo
ITALO – A forma do House apresentada na Europa é denominada de Italo, que tem como principais influências o Disco House, o Euro Disco e o Classic House além da junção com sons diferentes como sirenes. Nasceu nos anos 80 na Itália, mas fez sucesso em países como Grã-Bretanha e Estados Unidos e como um todo na Europa.
Quanto aos vocais não há uma regra, algumas músicas utilizam outras não. Os instrumentos são sintetizadores, caixas de ritmo, sequenciadores, samplers e teclados. As batidas são em média de 100 bpm, geralmente 4/4 em sintetizadores como Roland TR-909, Roland TR-808 e sintetizador TB-303.
Amantes e especialistas de música eletrônica afirmam que o Italo é um tipo de música que não sai do ouvido, parece chiclete, porque gruda e não larga mais. Apesar de não pertencer ao Trance tem músicas com melodias repetitivas. Os sons também são muito semelhantes, ás vezes, se tem a impressão de que está escutando a mesma música mesmo se já tiver trocado várias vezes.
A partir do Italo surgiu o Acid House e o Nu Italo. Ele teve grande popularidade na década de 90 e caiu no esquecimento, mas volte e meia aparece na produção de músicas de DJs, produtores e músicas, inclusive no Brasil.
Exemplos de músicas do gênero são: How Old Are You de Miko Mission, Loving You Forever de MC Brain, Argonauts de Hypnosis, Go Go Yellow Screen de Digital Emotion, Doctor Fautus’s de Cyber People, I Cry For You de Shy Rose, Disco Maniac de Denise & Baby’s Gang, Heart to Heart de Sweet Connection, entre outras.
MÚSICAS ITALO
01 – Miko Mission – How Old Are You
02 – Mc Brain – Loving You Forever
03 – Hypnosis – Argonauts
04 – Digital Emotion – Go Go Yellow Screen
05 – Cyber People – Doctor Fautu's
06 – Shy Rose – I Cry For You
07 – Denise & Baby's Gang – Disco Maniac
08 – Sweet Connection – Heart to Heart
09 – Ken Laszlo – Hey Hey Guy
10 – Valerie Dore – The Night
11 – Proxyon – Beyond The Future