Microhouse
Microhouse, Buftech ou Minimal qualquer das três nomenclaturas servem para classificar o mesmo estilo da e-music. O gênero tem base no Tech House e Techno e é considerado pelos produtores de música eletrônica um estilo vanguardista e contemporâneo, porém muito diferente do que é o EBM (Electronic Body Music) e o Experimental que têm a mesma proposta. Pode-se citar que de modo indireto o Detroit House também exerce influência.
Embora tenha essa característica de um som mais técnico, os músicos do gênero se preocuparam em aderir a gêneros como o funk, glitch e o groovy. O Microhouse utiliza como instrumentos teclados, baterias eletrônicas, sintetizadores e samplers, além de efeitos diversos nos remixes.
Surgiu na década de 90 na Europa e a primeira vez a aparecer em um álbum foi com o músico alemão Oval em 1993. Começou a ganhar popularidade sete anos depois, em 1999, com a música "Beau Mot Plage". Mas o reconhecimento perante o público foi conquistado já nos anos 2000 com gravadoras como Kompakt, Perlon, Spectral Sound, Fabric, Telegraph e Force In que passaram a dar espaço a músicos do gênero, mesmo que em menor escala, num número pequeno de faixas.
Porém, mesmo com esse apoio, não se pode classificar ou definir o Microhouse com um estilo de música eletrônico comercial, afinal suas vendas não são tão altas assim. Ele também ficou limitado há algumas localidades como Berlim, Paris, Montreal, San Francisco, Detroit, Chicago, além de casas noturnas francesas, canadenses, italianos, espanhóis e alemães.
MÚSICAS MICROHOUSE
01 – Akufen – new process
02 – Farben – beatone
03 – Losoul – Synchro
04 – Mattew Dear – Another
05 – Pantytec – Does Ronda Know
06 – Ricardo Villalobos – Frank
07 – Fotec Foyamat – Lumiere
08 – Yomgaille – There