Tech House
TECH HOUSE – O Tech é um subgênero do House que mistura o Minimal, Detroit House, o Trance Tech e o Technno. Quem conhece um pouco sobre música eletrônica já deve imaginar como são as músicas (só de saber as influências do estilo e-music). Acertou quem pensou que o perfil desse gênero é mais técnico, com poucos vocais e ampla utilização de instrumentos como bateria eletrônica, teclado, sintetizadores e samplers, efeitos de arranhado, riscado, entre outros.
No início dos anos 90 que o Tech House foi concebido. Nessa época, a criação e a inovação musical eram propostas de vários gêneros. Porém o Tech House não pode ser considerado um estilo de ruptura com a simplicidade eletrônica como o Progressive House, mas sim um outro nível de produção musical, no qual a experimentação é a palavra-chave. Tudo isso, no entanto, diferente da experimentação apresentada em gêneros como EBM (Electronic Body Music) e o próprio Experimental.
A popularidade do gênero se limitou entre os anos de 2000 a 2005, porém até hoje existem produções com o estilo mesmo que seja em menor escala.
Músicos como Dom Kane, Eddie Richards, Terry Francis, Justin Bailey, Layo & Bushwacka!, Hernan Cattaneo, Jean F. Cochois, Jay Tripwire, John Tejada, Tony Thomas, Lee Burridge, Craig Richards, Laurent Garnier, Ian Pooley, Nigel Richards, Mark Knight podem ser apontados como adeptos ao estilo.
A partir do Tech House surgiram estilos como Deep Tech, Electro Tech, Pumping House (também chamado de Pumptech) e gêneros como o Hard o utilizaram como influência.
MÚSICAS TECH HOUSE
01 – Laurent Wolf – Pump It Up
02 – Chris Doria – Busrider
03 – Gene Farris – Go Bump in the night
04 – Casey Hogan – Uncut
05 – Dave Aude – Push That Thing