Hip
HIP – Embora quando lemos a palavra Hip temos a impressão de estar falando de hippies (aquele movimento de contracultura e que tomou força em vários países nos anos 70), o título na verdade é mais um dos tantos estilos de música eletrônica como o Goa (que foi criado por adeptos desta cultura), o gênero electro Hip aqui tratado é ligado ao Hip-Hop.
Mas você deve estar pensando: já não existe o Breakbeat (seus derivados como Abstract Hip-Hop, Electro Industrial, Miami Bass, Turntablism, East Coast e outros) que é um estilo que faz a junção do Hip-Hop e da música eletrônica? Então por que e qual a diferença de um gênero como o Hip? A resposta é sim, já existe, mas a diferença é que o Hip é a mistura de Hip-Hop com o House.
O Hip surgiu na década de 80 em Nova Iorque e jamais adquiriu grande popularidade ou reconhecimento perante o público consumidor de electro. Apenas alguns grupos e algumas músicas que alcançaram certa fama, mas temporariamente. Isso nos anos 90 e 2000. Um exemplo que pode ser citado é o grupo Technotronic.
Alguns especialistas em música eletrônica o definem como sendo um estilo de Rap moderno. Utiliza muitos vocais (características de gêneros ligados ao Hip-Hop no Breakbeat), mas poucos elementos diferenciais quanto aos efeitos e instrumentação, criando a partir do uso de teclados, sintetizadores, sequenciadores, sampler e drum machine. O que é uma característica recorrente aos estilos do Hip-Hop.
O Hip influenciou gêneros como Drum & Bass, Electro Hop, Garage, Speed Garage, 2-Step Garage, Euro House e algumas derivações do Breakbeat.
MÚSICAS HIP
01 – Run Dmc Vs Jason Nevins – It's Like That
02 – Stereos Mcs – Get Connected
03 – House of Pain: Jump Around
04 – Tyree – Turn Up The Bass
05 – Jungle Brothers – I'll House You