Garage
GARAGE – A criação do Garage em Nova Iorque é comparada ao nascimento do House em Chicago, justamente por serem gêneros semelhantes. É como se o Garage fosse a versão nova-iorquina do House. Para os especialistas em música eletrônica, a diferença entre os dois é que o House traz o Funk enquanto o Garage apresenta a alma da música, tanto quanto o Goa tem um perfil orgânico e o Psy é mais futurista e cibernético.
As influências são do House Classic, Dub e o Disco. O Garage nasceu nos anos 80 e a partir dele surgiram mais dois gêneros o Speed Garage e 2-Step Garage, ambos no Reino Unido.
As músicas utilizam constantemente vocais e instrumentos como teclados, drum machine, sequenciadores, sintetizadores e turntables. Alguns exemplos são músicas como Follow-Me de Aly-Us, I Can’t Get no Sleep de Masters at Work, Don’t Make Me Wait de Nyc Peech Boys, If You Should Need a Friend de Blaze, A Lover’s Holiday de Change, Dance Lady Dance de Crown Heights Affair, Love Don’t Come Easy de New Jersey Connection, Get Down Saturday Night de Oliver Cheatham, entre outros.
Assim como o 2-Step Garage, os especialistas consideram o Garage como sendo um estilo em partes bastante entediante. Mas mesmo com essa característica em comum, o 2-Step Garage ganhou mais popularidade do que o seu antecessor, mas o motivo se deve ao fato de esse estilo ser mais Pop e comercial do que o Garage. Prova disso é que o 2-Step Garage foi utilizado por muitos cantores conhecidos nos Estados Unidos, como Mariah Carey.
MÚSICAS GARAGE HOUSE
01 – Aly-Us – Follow Me
02 – Masters At Work – I Can't Get No Sleep
03 – Nyc Peech Boys – Don't Make Me Wait (Larry Levan Mix)
04 – Blaze – If You Should Need a Friend
05 – Change – A Lover's Holiday
06 – Crown Heights Affair – Dance Lady Dance
07 – New Jersey Connection – Love Don't Come Easy
08 – Oliver Cheathan – Get Down Saturday Night