French
FRENCH – Vertente do Euro Disco na França, o French pertence ao House e surgiu nos anos 90. O gênero tem diferentes nomenclaturas na música eletrônica como Neu-Disco, French Touch, Filter House, Tekfunk e outros. Sofreu influência de estilos advindos da corrente européia do Disco e do Funk nos Estados Unidos. Eurodance, Euro Disco, Oi-NRG, P-Funk, Chicago House, Disco House, Funky, Deep, Latin são alguns deles.
Para especialistas da e-music, o French é como se fosse uma mistura entre o Disco, mas que é diferente do House (apesar de pertencer a ele), assim como o Nu-Disco ou o Revival. Também afirmam que efeitos de cut-off e phaser que foram criados na década de 70 e 80 pelos americanos foram muito explorados pelo French. Além de ter entre 110 e 130 bpm (batidas por minuto).
O gênero faz uso mínimo de vocais e não há utilização de instrumentos musicais comuns (guitarra, bateria, teclado), somente de sintetizadores, samplers, drum machine e sequenciadores. Music Sounds Betters, Colossus, So Much Love to Give, Aerodynamite, We Are, Take Me With You, Vertigo, Flawless e Make Your Move são músicas em que se pode perceber essas características citadas acima.
O motivo da mistura entre o Funk e o Disco se deve ao fato de que nas discotecas francesas os estilos eram sempre tocados no mesmo ambiente, principalmente após o ganho de popularidade do P-Funk na Europa através de músicos como Clinton George e Bootsy Collins no final dos anos 70 e início dos 80.
MÚSICAS FRENCH
01 – Stardust – Music sounds better with you
02 – Thomas Bangalter – Colossus
03 – Thomas Bangalter – So much love to give
04 – Daft Punk – Aerodynamite
05 – Cosmos – Take me with you
06 – Sebastien Leger – We Are
07 – Alan Braxe – Vertigo
08 – The Ones – Flawless
09 – Dave Armstrong – Make Your love