Crunk
CRUNK – Apenas mais um em meio à multidão. Assim poderia ser classificado o Crunk, um estilo da música eletrônica que também têm suas origens advindas do Hip Hop, Chicago House, Synthpop, Miami Bass e Dirty South. Com a utilização de letras muito pesadas e sujas, com músicas que utilizam expressões grosseiras, provocações e fazem apelo ao sexo e às drogas.
O Crunk surgiu em 1995 com o intuito de superar a censura imposta pelos Estados Unidos com relação ao sexo e as drogas. Também era uma forma de criticar a TV. Seus criadores afirmam que a escolha da palavra Crunk para significar o estilo foi aleatória, não tendo nenhum motivo específico. Fazem uma brincadeira afirmando que Crunk seria igual a uma pessoa chapada, ou extremamente bêbada.
O estilo, além fazer extrema utilização de palavrões também faz certa apologia ao consumo de drogas como a maconha, a cocaína e o álcool. Pelo menos, se comparado ao Booty House, o apelo sexual fica em segundo plano nas músicas.
Criatividade também não pode ser a palavra que define o gênero, afinal fazem o uso repetitivo de melodias e letras de música. Os sons geralmente são extensos e cansativos de se escutar devido à repetição excessiva. Do mesmo modo que o Dirty South o estilo é muito mais parecido com o Hip Hop do que com música eletrônica.
Utiliza elementos bem simples de remixagem, com synths ácidos e enorme uso de vocais. Por isso pode ser considerado uma nova geração de Dirty South Rap.
A música mais conhecida no Brasil com relação ao gênero é a Yeah de Usher feat Lil Jon. Outras que podem ser citadas são That’s Nasty de Lil Scrappy feat Lil Jon, What dey Gon do de A-Team feat Lil Jon, entre outras.
MÚSICAS CRUNK
01 – Lil Jon and The East Side Boyz, Lil Scrappy – What U Gon' Do
02 – Lil Jon & The Eastside Boys – Get Low
03 – Ludacris feat. Mystikal – Move Bitch
04 – Mystikal feat. Method Man – I Get It Started
05 – Three 6 Mafia feat. Lil Flip – Ridin Spinners
06 – Usher feat. Lil Jon – Yeah
07 – Lil Scrappy feat. Lil Jon – That's Nasty