Miami Bass
MIAMI BASS – Se existe um gênero da música eletrônica que ganhou espaço no mercado de uma hora para outra, esse é o Miami Bass. Com músicas como Whoomp there it is, Tootsee Roll e Who Let the Dogs Out, o gênero subia nas paradas das principais rádios jovens dos Estados Unidos (Top 40) em um curto espaço de tempo e sem ter uma razão específica.
As músicas pertencentes ao gênero são bem alegres e dançantes. Tem sua principal influência advinda de gêneros como o Funk e o Hip Hop. O Miami Bass, pertencente à e-music, tornou-se mais popular entre as décadas de 80 e 90, mas até hoje é possível escutar as músicas do estilo. Alguns produtores afirmam que ele influenciou o Rio Funk, mas essa alusão pode acontecer por causa do conteúdo das músicas, mas não as batidas.
Isso porque as letras do Miami Bass fazem muita referência ao sexo explícito, utilizam-se de palavrões, assim como os gêneros Dirty South, Booty House e Guetto Tech que são gêneros mais ligados há um tipo de Hip Hop “sujo”. Por isso, eles se utilizam também de vocais masculinos. Instrumentos como guitarra, bateria e baixo já não são muito utilizados.
Ele influenciou diretamente estilos como Drum and Bass, Baltimore Club, Southen rap e o Funk carioca, como já dito acima. Se analisarmos as correntes de música eletrônica encontradas no Breakbeat pode-se perceber que o Miami Bass está bem entre estilos como o Rap e o Booty Bass.
As músicas do gênero são facilmente encontradas em filmes hollywoodianos.
MÚSICAS MIAMI BASS
01 – DJ Magic Mike – You Want Bass
02 – 69 Boyz – Tootsee Roll
03 – Quad City Djs – Space Jam
04 – Tag Team – Whoomp There It Is
05 – 95 South – Rodeo
06 – Uncle Al – Slip 'N Slide