Acid
ACID BREAKS – O Acid Breaks, assim como o Chemical Breaks, é um gênero da música eletrônica muito bem aceito na década de 90 e nos anos 2000. E que foram muito explorados em publicidade (anúncios de TV), filmes de ação, apresentações corporativas em Power Point, vídeos de prática de esporte ou algo que utilize extrema agilidade e espírito de aventura.
Sofreu influência de estilos como Funky Breaks e tem muitas quebras durante a música, advindos de gêneros como Acid Techno e do próprio Breakbeat. Ao qual o Acid Breaks pode ser ligado como sendo extensão. Também não podemos deixar de citar que o Hip Hop influenciou o gênero, porém não é algo que fique evidente nas batidas, nem nos sons como no caso de gêneros como Turntablism.
Segundo os produtores de música eletrônica, um dos principais sintetizadores usados para fazer esse tipo de música é o Roland TB-303, pois ele utiliza filtros de corte de ressonância para enfatizar a harmonia do som. Não há utilização de vocais nesse estilo do electro, muito menos a presença de instrumentos musicais.
Apesar de terem nomes similares o Acid Breaks e o Acid Trance são bem diferentes. E embora seja muito explorado comercialmente (publicidade e filmes), o Acid Breaks não leva tantas críticas como o Acid Trance, ao qual classificam inclusive de “mero som de latinha e nada mais”.
Exemplos de música Acid Breaks são TB303 de Funky Robots, Get Down Tonight de Dave London, Acid or XTC de Kingsiz, Two Crates de Simon.
MÚSICAS ACID BREAKS
01 – Josh Wink – Higher State Of Consciousness
02 – Funky Robots – TB303
03 – Dave London – Get Down Tonight
04 – Kingsize – Acid Or XTC
05 – Thursday Club – A Place Called Acid
06 – Simon – Two Crates
07 – Southside Reverb – Reverberation
08 – Dj Voodoo vs. The Liquid Method – Everybody Thinks I'm High And I Am