Chemical
CHEMICAL BREAKS – Assim como o Acid Breaks, o Chemical Breaks é muito utilizado em publicidade que fale de esporte e que traga contrapontos como algo muito rápido acompanhado por um ponto vagaroso ou estático, em filmes de ação, apresentações e filmes institucionais de empresas e corporações públicas ou privadas.
Um exemplo que pode ser dado é a presença deste estilo de música naqueles comerciais de carros no qual o usuário anda a uma velocidade alta, mas ainda tem tempo de olhar para os pássaros. Os produtores fazem isso porque acreditam que o gênero mostre contraposições. Graças a essa presença em meios televisivos, o Chemical Breaks é um dos estilos mais propagados no final dos anos 90 e ano 2000.
Sofreu influências de gêneros como Hip Hop, Acid Breaks (diretamente e muito semelhantes), e Funky Breaks. Mas do mesmo modo que outros estilos que sofreram influência do Hip Hop, no Chemical Breaks não são tão perceptíveis esses elementos do gênero, como no caso do Turntablism em que a influência fica bem evidente.
Porém, diferentemente do Acid, no Chemical não é tão utilizado o Roland TB-303 – um dos principais sintetizadores do gênero – e ele não traz em suas características uma preocupação em enfatizar a harmonia do som.
Um erro constante é quando acreditam que o Chemical Brothers toca o gênero Chemical Breaks de música eletrônica por levar o nome do estilo. Essa confusão não passa do nome, já que a banda toca mais no estilo Big Beat, um gênero bastante diferente deste, apesar de tê-lo influenciado.
MÚSICAS CHEMICAL BREAKS
01 – Uberzone – Botz
02 – Crystal Method – Busy Child
03 – DJ Friction & Spice – You Make Me Feel So Good
04 – Electroliners – Loose Caboose (Bassbin Twins Mix)
05 – Stisch – Pack Of Reds