Para escolher o DJ da festa, VoteFesta
Quem não gosta de escolher o som que ouve? Ainda mais se existir a possibilidade de ver ao vivo o DJ preferido? Agora isso é possível através do projeto VoteFesta, promovido pelo Goethe-Institut. A ideia é trazer para as capitais brasileiras de São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) um dos DJs alemães da atualidade. É possível escolher entre os seguintes nomes: Beckers, Felix Kubin, Munk, Christian Fischer ou Ada.
A votação iniciou no dia 8 de agosto e se estende até o dia 28 de agosto. Os interessados em assistir ao show com um dos candidatos pode acessar o Facebook e “curtir” a página do Goethe-Institut da sua cidade. O Goethe-Institut – Instituto Cultural da República Federal da Alemanha tem como objetivo promover o conhecimento da língua alemã no estrangeiro e fomentar a colaboração cultural.
Neste sentido, nada mais justo do que unir cultura e entretenimento nesta disputa. Os organizadores querem que o próprio público escolha o som que deseja ouvir. É uma oportunidade de conhecer melhor ainda os DJs que estão dando o que falar na cena eletrônica alemã. Este cenário, inclusive, é muito rico e, entre tantos nomes, alguns vêm se destacando nas pistas brasileiras.
Exemplo disso é o DJ Beckers, já bastante conhecido nas pistas e palcos brasileiros. Não só em terras tupiniquins, como em todo o mundo, pois curte tocar em muitos países. Também veio ao Brasil com o seu projeto D-Nox&Beckers, que tem a parceria do artista Christian Wedekind. Tanto na carreira solo, como nos projetos que integra, sua música costuma explodir em êxtase com batidas fulminantes de progressive house e techno.
Já o DJ Felix Kubin é um artista multimídia, tendo realizado uma série de trabalhos, como instalações, animações, radio novelas experimentais e teatro. Este candidato comanda o selo Gagarin Records, responsável por álbuns de avant garde pop, e integra a banda de noise futurista Klangkrieg.
Outro candidato é o DJ Munk, que resgata o som disco em seus hits. Isso pode ser comprovado no seu último single, Mis labios,denominada por ele como uma faixa barrio-house com muita malícia e swing latino. Seu selo, o GOMMA, foi o responsável inclusive pelo lançamento do projeto solo Munk, e abriga outros grandes artistas, como o Who Made Who.
O DJ e produtor Christian Fischer também comanda um selo, o Definition Records. Assim como em sua carreira, gosta de juntar diferentes tendências da e-music nas suas produções, que ele define como um meltingpot ao mesmo tempo catchy e tecnológico. Sua música perambula entre o sombrio e a melodia, unindo tanto beats duros de techno, quanto grooves irresistíveis de house e a vitalidade seminal do electro.
Enquanto isso, a candidata feminina desta votação, a DJ Ada, consegue fazer um som totalmente elegante e sensível. Também é produtora e especialistas no minimal house melancólico e cool, porém, seus tracks são bastante quentes e compostos de muitos sintetizadores analógicos, instrumentos acústicos e seus próprios vocais. A DJ também toca diferentes instrumentos e se dedica ao estudo da música e de sonoridades.
Para conhecer mais sobre cada DJ, acesse o link: http://www.goethe.de/ins/br/lp/kul/dub/mus/vot/ptindex.htm?wt_sc=votefesta#7979526