Hip Hop – Música Eletrônica de Verdade
Um pensamento constante nos afasta desta idéia. O Hip Hop visto como música eletrônica. Talvez porque o estilo carrega muitas vezes idéias diferentes dos estilos de música eletrônica populares no Brasil, mas pensando em como o som é feito, é que esta afirmação torna-se mais real.
O Hip Hop tem um histórico de luta social e protesto. Por muitos anos foi considerado um som polêmico, até mesmo mal visto por parte da população. Mas a verdade é que ele se utilizou dos mesmos equipamentos que os estilos eletrônicos criados nos anos 80 e 90. Foi criado da mesma forma. Sem o uso de instrumentos acústicos e elétricos na maioria das vezes, utilizando-se no lugar de samplers, sequenciadores eletrônicos, sintetizadores e outros aparelhos eletrônicos como fizeram o House, o Techno, O Electro e o Drum and Bass.
Vale lembrar que Hip Hop tem dois sentidos diferentes. O estilo músical e o movimento. O movimento abarca um sentido maior e não é o nosso ponto agora.
Pensando no nascimento do hip hop, é bem verdade que o Jamaicano Kool Herc, que foi um dos pioneiros do estilo, utilizava-se somente das batidas dos discos de funk, disco e reggae e microfones onde os rappers criavam suas rimas. Mas isto ainda tinha muita semelhança com o estilo Toast de rima jamaicano. Foi com a adição dos loops nas batidas para que a música mantivesse a mesma base que o hip hop foi tomando forma. Para a gravação de loops o uso de samplers e sequenciadores tornou-se essencial para o som do hip hop.
A medida em que o estilo evoluiu mais e mais elementos eletrônicos foram inseridos, como as drum machines e o sintetizadores. Um bom exemplo é o som Planet Rock de Afrikaa Bambataa.
Pensando na raíz cultural do hip hop, ele também possui mais parentesco com um estilo de música eletrônica especificamente falando. O Jungle / Drum and Bass possui raízes nas periferias e também foi influenciado pelo reggae e o toast jamaicanos.
A música eletrônica pode ser muito mais do que apenas músicas repetitivas que ganham fama e somem entre os infinitos hits que nos são enfiados goela à baixo. Tudo pode ser feito, basta que as pessoas queiram. A música eletrônica, possibilita a criação de música apenas possuindo um computador, expressar qualquer sentimento se torna possível.
O hit normalmete é esquecido, pois não tem nenhuma profundidade. O clássico sempre será lembrado, pois ele quebra barreiras, inova, coloca suas idéias mais profundas em música. Faz verdadeira arte.
Vamos por a mão na massa.