DICAS DE COMO GRAVAR UM SET DE QUALIDADE
GRAVAR UM SET DE QUALIDADE – O que para muitos DJs profissionais pode parecer já muito óbvio, pode não significar o mesmo para os novatos que estão aspirando comandar picapes de festas badaladas. Se a dúvida diz respeito a como produzir um set de qualidade, a seguir serão dadas algumas dicas.
Fazer um set não só vai colocar o público para dançar, como vai ajudar em muito os DJs que participam de concursos ou competições. Atualmente, muitos campeonatos estão sendo lançados e, geralmente, é um set bem feito que garante aos concorrentes passar da primeira fase eliminatória dos concursos.
Além de ter bons equipamentos, o que não necessariamente significa possuir os aparelhos mais caros do mercado, existem diversas maneiras para gravar um set. Entre elas, as mais simples são com um gravador portátil comum e através de um computador com placa de áudio.
Se a escolha for pela gravação com um MP3, é importante que, no mínimo, ele tenha uma entrada em estéreo, bem como uma boa capacidade de espaço, vista geralmente em modelos mais profissionais. Um modelo desses é o Microtrack II da M-audio, que grava direto em MP3, ou mesmo, em Wave. Depois de gravar o set, já é possível sair escutando ele.
No caso do Microtrack II, ele conta com um par de conectores P10 e com saída de gravação do mixer (OUT), sendo composta por um par de conectores RCA.Para tanto, se faz necessário um cabo RCA/P10. Depois de ligar os cabos, o Microtrack II deve ser ligado e escolhido o tipo de arquivo, além de ser definido o nível do áudio, nem muito alto nem muito baixo, e seguir com ele até o final.Após, é necessário apenas apertar o REC e fazer a gravação. Quando finalizada, é importante guardar e passar para o computador via USB, editando o início e o final, se necessário. Por fim, salvar.
Já para gravar o set com um computador PC, é necessário ter um software. O SoundForge é uma boa opção. Além disso, a máquina tem que estar em boas condições, sem travar, por exemplo. O ideal é que tenha, no mínimo, 2Gh de processamento, 2Gb de memória e uma placa de áudio de qualidade, como uma M-audio Audio Phile 2496 PCI.
Aqui, a placa também tem conectores RCA (IN = entrada) e o mixer RCA (OUT = saída), que devem ser ligados através de um cabo RCA/RCA. Após ter sido feita a ligação entre PC e mixer, inicia-se a configuração do software. Se for a SoundForge, será necessário entrar em “options”, procurar por “preferences”, clicar, selecionar “audio”, clicar, e procurar “audio device type”. Ao lado da caixa de seleção, clicar na placa que se tem, neste caso, uma M-Audio Delta Asio.
Para gravar, é preciso encontrar o play, na barra de botões do Sound Forge, onde também estão os outros comandos, como pause, avançar, voltar, parar e, por fim, record, que será acionado quando tudo estiver pronto. Com dicas simples e muita atenção na hora de fazer o set, pode-se alcançar um trabalho de grande qualidade.