CAIXAS ACÚSTICAS
CAIXAS ACÚSTICAS – Mais do que criar efeitos mil ao comando das picapes, o DJ deve se preocupar em ter os equipamentos necessários para que seus ouvintes tenham acesso a um bom e alto som. Para garantir isso, as caixas acústicas são acessórios imprescindíveis, construídas em madeira ou plástico com uma abertura para instalar os alto-falantes.
Com as caixas acústicas, as ondas sonoras dianteiras e traseiras emitidas pelos alto-falantes não se misturam, ou seja, impedem a interferência de uma sobre a outra, o que anularia o som. Também servem para melhorar a acústica da reprodução sonora tanto em resposta em frequência quanto em tempo de resposta.
Em geral, as caixas acústicas contam com mais de um alto-falante, assim, é garantido que todas as faixas de frequências audíveis sejam contempladas. As pequenas caixas acústicas, responsáveis pelos sons agudos, são chamadas detweeters. Já as caixas de média frequência são asmid-ranges e as de frequência grave, woofer. Uma espécie de filtro eletrônico, o circuito divisor de frequências, vai otimizar o funcionamento das caixas acústicas ao distribuir o espectro sonoro adequadamente entre elas. Conforme a potência do seu som, o DJ vai optar pelo melhor conjunto de caixas acústicas.
Existem quatro tipos de caixas acústicas: a Selada, a Dutada, a Passa Banda e a Linha de Transmissão. A selada isola completamente o som traseiro do dianteiro, por isso sua acústica conta com tempos de resposta rápidos. A variação do tempo de resposta do alto-falante varia pouco em função da frequência, ficando geralmente abaixo de 10ms. Assim, ela é responsável por graves rápidos e precisos, percebido em tambores e bumbos rápidos.
A dutada (com pórtico) também é selada em toda sua extensão com exceção de um duto. Este duto, ou pórtico, é nada mais que um tubo de diâmetro e comprimento projetados para ressonar em uma frequência desejada. Assim, sua acústica tem um reforço de amplitude na região de ressonância do duto de 3dB. Pode ser projetada para que fique plana e capaz de responder com força na região dos sub-graves.
Já a Passa Banda reproduz somente uma faixa de frequência, sendo de difícil manuseio. Por fim, a Linha de Transmissão é moderna e diferente das demais caixas acústicas, uma vez que se assemelha a um grande corredor na traseira do alto-falante, cuja área é equivalente a do cone, aberto na outra extremidade. Seu projeto é refinado e alia o baixo tempo de resposta de uma caixa selada com a extensão de resposta de uma caixa dutada. Mas seu tamanho, relativamente grande, limita seu uso.