Symphonic
SYMPHONIC – Bom como o próprio nome afirma, o gênero Symphonic pertencente ao Trance tem sim ligação direta com música clássica e sinfônica. Atualmente até pode-se dizer que esta mistura está na “moda” no Brasil e no mundo, já que foi adotada por muitos grupos e DJs (através de parcerias) da e-music.
Os produtores de música eletrônica alegam não conseguir decidir se o Symphonic é Trance com orquestrações por trás dele, ou se têm uma enorme variação de partituras orquestrais que incluem uma bateria eletrônica (ou algum tipo de seção rítmica do Trance). Ou, ainda, se é um Trance com amostras de cordas orquestrais.
Há ainda a suposição de que este gênero seria apenas um outro nome para o elogiado estilo chamado Epic Trance. Para quem não lembra, o Epic é considerado um dos gêneros primordiais da raves por ter um conteúdo mais pop e vendável. É bem dançante, se assemelha bastante ao Trance Classic e é um dos mais notáveis do cenário eletrônico.
Alguns dos projetos que andam por caminhos similares ao do gênero Symphonic aqui no Brasil incluem o projeto Crossover do DJ e produtor Julio Torres com parceria do violinista Amon Lima (do grupo Família Lima). Também há o Sax&Phone Project, do músico Vini Netto e do DJ Lê Araújo, que misturaram a doce melodia do saxofone com as batidas da House Music.
Apesar de ter virado “modinha”, muitos DJs costumam fazer duras críticas ao escutarem péssimos remixes de filmes ou peças clássicas sendo considerados como Symphonic. Para quem nunca ouviu, basta conferir os trabalhos do DJ Sakin, Cygnus X e William Orbit.
MÚSICAS SYMPHONIC
01 – Brainbug – Rain
02 – Taste Experience – Summersault
03 – Crescendo – Are You Out There
04 – Yomanda feat. Emma Shapplin – Spente Le Stelle