G-Funk
G-FUNK – Se você deseja conhecer o estilo G-Funk (também conhecido como Gangsta Funk) uma boa dica é escutar o trabalho do artista Snoop Doggy Dogg. O Raper, conhecido também como Snoop Dogg, é considerado a maior “estrela” do gênero por criar suas músicas de um modo descontraído e com rimas muito criativas e inovadoras.
O G-Funk é criado a partir de influências como West Coast, Hip Hop, Funk e o Gangsta. Mas diferentemente da maioria de seus antecessores, o estilo utiliza vocais femininos, fato que é quase inexistente nos demais. Também é comum notar a utilização de mais de um vocal por música (geralmente há presença de vocais femininos e masculinos). O G-Funk é um dos primeiros gêneros com base no Hip Hop a utilizar mais instrumentos musicais como baixo, guitarra, bateria, teclado.
A maioria dos músicos que se adequaram ao G-Funk optou por fazer a utilização de música ao vivo ao invés de gravações que foram muito exploradas por outros segmentos musicais e próprios músicos e DJs do cenário eletrônico.
De acordo com alguns produtores de e-music o gênero foi criado e morto na década de 90 pelo artista conhecido como Dr. Dre. Porém existem algumas contradições sobre quem teria inventado o estilo, mas a discussão é longa e sem fim.
Apesar de ter um conteúdo repetitivo o G-Funk não é cansativo de escutar, nem muito menos enjoativo. Algumas criações de sons são mais agitadas, mas em sua maioria as músicas não são feitas para dançar, mas sim para refletir, pois assim como no East Coast, o gênero (G-Funk) é um modo de pensar os problemas de violência enfrentados pelos jovens nos Estados Unidos.
MÚSICAS G-FUNK
01 – Dr Dre – Fuck Wit Dre Day
02 – Snoop Doggy Dogg – What's My Name
03 – 2Pac – California Love
04 – Above The Law – Black Superman
05 – Tha Dogg Pound – Let Me Ride
06 – Thug Life – Pour Out a Little Liquor
07 – Coolio – Fantastic Voyage
08 – Kurupt – Neva Gonna Give It Up