DESTAQUE DO DJ JOÃO BRASIL NA CENA ELETRÔNICA
O destaque do DJ João Brasil na cena eletrônica está dando o que falar. Esse músico e produtor nascido no Rio de Janeiro faz um som diferenciado no cenário tupiniquim. Ele mistura ritmos europeus, africanos e norte-americanos que vão da bossa nova ao tecnobrega, passando pelo rock, funk, pop music até chegar à música eletrônica.
Destaque do DJ João Brasil na Música eletrônica
Mestre dos remixes, mashups e produções originais, João já é considerado um dos melhores DJs pop da capital carioca, sendo que recebeu o Prêmio Noite Rio. Isso se deve, entre outros fatores, graças à mistura de sucesso que resolveu criar. O sucesso veio quando resolveu inovar, unindo o som dos Beatles com o de Luiz Caldas para animar o público na extinta festa Calvânia, em 2004 – o que alavancou o seu sucesso de uma década.
Mas se tornar o queridinho da noite do Rio de Janeiro também se deve à sua formação, o que contribuiu bastante para o DJ se tornar quem é hoje. João Brasil se graduou nos Estados Unidos pelo Berkeley College of Music e concluiu o mestrado em design para mídia interativa na inglesa Middlesex Universitye, a fim de se especializar em produção musical.
Ao estudar composição, arranjo, rock, jazz, música clássica e muito mais, de forma profunda, o artista foi capaz de reunir todo o conteúdo para finalmente colocar em prática. De lá para cá, voltou ao país e já recebeu alguns louros, como ser o responsável pela trilha sonora da queima de fogos de Copacabana e ser chamado de mago da música por Fatboy Slim, que também discotecou as suas músicas.
Mas não é só isso, pois João Brasil até já foi envolvido em uma polêmica quando uma melodia sua foi comparada ao single "Give Me All YourLuvin", de ninguém menos que Madonna. A música da cantora tem um trecho muito parecido com "L.O.V.E Banana", música de João lançada em 2011.
Entre outras de suas misturas acertadas estão o som de John Lennon cantando ao ritmo de funk e Dorival Caymmi ao som da batida do rapper Jay-Z. O DJ também é ovacionado como o rei dos mashups, técnica para criar novas canções a partir do mix de duas ou mais músicas. No entanto, tudo isso começou em 2000, quando o DJ criou o blog 365 Mashups, em que postava um novo mix todo os dias. Outras de suas combinações são Tom Jobim e McMarcely, Jorge Ben Jor e Mano Brow, Radiohead e Zé Ramalho, Iron Maiden e Beastie Boys, Ivete Sangalo e Jackson 5, Pink Floyd e Bonde do Tigrão, para citar apenas alguns exemplos.
João Brasil realiza apresentações não só pelo país, principalmente no Rio e em São Paulo, mas também nos Estados Unidos e Europa, onde já participou de muitos festivais. Entre eles, destacam-se as apresentações em eventos como SXWS (no Texas), Amsterdam Dance Event, (Holanda), e Back To Black (Inglaterra).
Agora que você sabe sobre o destaque do DJ João Brasil na cena eletrônical, é só dar uma conferida no trabalho do artista para apreciar mais um exemplo de música eletrônica brasileira.