D-Edge Comemora 5 Anos Em Abril
O tempo passa rápido quando a música é boa e os amigos estão reunidos. Nesse ritmo de festa passaram-se cinco anos desde a primeira noitada do D-Edge, em 22 de abril de 2003. São cinco anos com os mais importantes produtores de música eletrônica do mundo, com os maiores DJs do Brasil e do exterior se revezando na cabine de som e com as pessoas mais animadas se jogando na pista de dança. O empresário e DJ Renato Ratier e o staff do D-Edge comemoram esta importante etapa do clube que mais aposta na música de vanguarda no Brasil. É com imenso prazer que a equipe do D-Edge dá mais um presente aos freqüentadores e amigos – uma seleção especial de DJs e produtores durante o mês de abril.
Entre os destaques da “caixa de luz e som” da Barra Funda estão Anja Schneider (Alemanha), Cobblestone Jazz (Canadá), Aeroplane (Bélgica), Marc e Nic Fanciulli (Reino Unido), Smash TV (Alemanha), Spirit Catcher (Bélgica), Konrad Black (Canadá), Boris Brejcha (Alemanha), Junior Lopez (Espanha), Digitaria (Brasil), Mecre (Portugal) e Guido Scheneider (Alemanha). A comemoração dos cinco anos do D-Edge é de todos nós!
D-Edge SP
Depois de três anos da abertura do D-Edge em Campo Grande, Renato Ratier aventurou-se por um caminho completamente fora dos padrões. Ele fez o trajeto inverso dos padrões culturais brasileiros e trouxe do interior do país para São Paulo uma filial do clube D-Edge. Em 22 de abril de 2003 foi inaugurado o D-Edge na capital cultural do país. A nova empreitada tem visual arrojado e futurista, arquitetado pelo renomado designer Muti Randolph. É impossível descrever em palavras a viagem sensorial do projeto, que foi desenvolvido e executado pela Triptyque Arquitetura. A originalidade e o brilhantismo do projeto proporcionam uma experiência ímpar, privilégio daqueles que se aventurarem uma noite na caixa de luzes e som, motivo de surpresa entre tantos clientes e DJs estrangeiros e brasileiros.
Os duzentos retângulos de luz, instalados no chão, no teto e nas paredes, são ligados por mais de 10 quilômetros de fiação elétrica. Cada retângulo tem três lâminas de néon, cada uma com uma cor primária, que dá liberdade para a composição de diferentes jogos de iluminação, e que são muito bem arranjados pelo light jockey Johnson. Ele pilota uma moderna mesa de luz com sistema DMX que possibilita cerca de mil programações diferentes. Existem também três displays com leds de luz que caracterizam equalizadores gráficos, localizados nas paredes do bar, da pista de dança e atrás da cabine do DJ. Estes equalizadores realmente funcionam conectados ao sistema de áudio e foram desenvolvidos exclusivamente para o D-Edge São Paulo. Em 2003 e 2004 o clube foi apontado pela revista de design inglesa Wallpaper com um dos cinco clubes do mundo com iluminação mais arrojada. As luzes são hoje a identidade visual mais forte do clube.
O D-Edge é reconhecido internacionalmente por ser ao mesmo tempo sofisticado e underground, como revelam diversas publicações de países como Alemanha, Reino Unido, França, Holanda, Romênia, Rússia, Itália, Espanha e Argentina. A conceituada revista inglesa Mixmag, na edição de novembro de 2005, posiciona o D-Edge como o quarto clube mais descolado do mundo no seu World’s Top Ten Clubs. A também inglesa DJ Mag, na edição de maio de 2006, aponta o D-Edge como o 34º melhor clube do mundo no seu ranking anual Top 50 Clubs in World. Em 2007 o clube já está na 21ª colocação neste ranking, e volta em 2008 (ainda não definida a posição). A revista holandesa de design Frame, que em 2003 colocou o D-Edge na capa, lançou no segundo semestre de 2005 o livro de luxo “Night Fever – Interior Design for Bars and Clubs” no qual dedica oito páginas fartamente ilustradas ao D-Edge e seu formato revolucionário. Em 2007 a Architecture Now festeja o clube como um dos mais bem planejados em termos de design.
Ainda é bom lembrar que entre centenas de DJs estrangeiros que se apresentaram no D-Edge, a gravação de um CD ao vivo por Oliver Huntemann traz ainda mais credibilidade ao clube. Em 2006, Huntemann gravou o primeiro CD ao vivo da série Play Live, lançado pelo seu selo Confused Records. Play 01 Live at D-Edge marca com esplendor a carreira deste importante produtor alemão que escolheu o D-Edge pela animação do público, conhecedor e ávido por boa música.
D-Edge CG
A matriz do D-Edge está fechada desde 2005, mas muito se falou sobre o clube D-Edge e a música eletrônica em Campo Grande (MS). Muita gente ainda se pergunta como o clube se tornou referência no Brasil em matéria de música de vanguarda e conceito sofisticado de diversão. A abertura do D-Edge em Campo Grande desviou o eixo das turnês de diversos DJs estrangeiros e brasileiros que circulam com maior freqüência entre São Paulo e Rio de Janeiro. O tão famoso Pantanal virou a principal base da música eletrônica no interior do Brasil no começo dos anos 2000. A ousadia de Renato Ratier transformou-se em um empreendimento de sucesso absoluto que mudou o modo diversão noturna e introduziu uma nova cultura entre os jovens de Campo Grande.
Antes mesmo do D-Edge ser inaugurado, Renato Ratier levou para Campo Grande a onda da música eletrônica, principalmente a house que é sua paixão, através de festas, raves, fanzines e programas de rádio. No Centro-Oeste brasileiro, as pessoas antenadas às novas correntes musicais e comportamentais do planeta logo encamparam as propostas de Ratier. A união de vários segmentos sociais em torno do culto do DJ e da música eletrônica vingou e logo, em abril de 2000, surgiu o D-Edge na capital do Mato Grosso do Sul.
Premiações do D-Edge
2003
Wallpaper (Reino Unido) – melhor iluminação entre cinco clubes no mundo
Melhores da Noite Ilustrada, Folha de S.Paulo, nas seguintes categorias:
Melhor Club – D-Edge
Melhor Pista – D-Edge
Melhor Noite Fixa – Freak Chic (sextas-feiras)
Melhor DJ de Electro/Rock – João Gordo (DJ residente On the Rocks)
Melhor DJ de House – Luiz Pareto (DJ residente Freak Chic)
Melhor Hostess hors-concours – Adriana Rechi (Cio 80’s, Freak Chic, Mothership 133BPM )
Melhor Hostess – Japa Girl (On the Rocks)
Melhor Promoter – Vivi Flacksbaum e Larissa (On the Rocks)
2004
Wallpaper (Reino Unido) – melhor iluminação entre cinco clubes no mundo
Cool Awards, dado pelos leitores da revista Cool Magazine, nas seguintes categorias:
Melhor Clube Underground do Brasil
Melhor Hostess – Adriana Recchi
DJ World Awards – Melhor DJ Mixing Club/GLS/Electro – Magal
2005
Cool Awards – Melhor Clube Underground do Brasil
Mixmag (Reino Unido) – World’s Top Ten Clubs – 4º lugar
2006
Cool Awards – Melhor Clube Underground do Brasil
DJ Mag (Reino Unido) – Top 50 Clubs in World – 34º lugar
2007
Cool Awards – Melhor Clube Underground do Brasil
Melhores do Ano Rraurl – Melhor DJ Set 1º Ricardo Villalobos, 5º Ellen Allien e Miss Kittin
Melhores do Guia da Folha – 2ª Melhor Festa Ricardo Villalobos; 5º Melhor Clube
D-Edge – Alameda Olga, 170
Barra Funda – São Paulo – SP
(11) 3666 9260