Spirit of London 2008

Aconteceu ontem dia 15 de março o Spirit of London no sambódromo do Anhembi e o eletromusica esteve lá para conferir o evento.
Ao chegar na avenida que dava acesso ao evento já se via a multidão que se deslocou até o local para buscar uma festa na noite fria de São Paulo. A fila ficou formada por um tempo longo pois o evento atrasou um pouco para ter seu início. Na entrada, o evento possuia as mesmas regras de segurança que outros eventos de grande porte, como revista com detectores de metal, apresentação obrigatória de documento de identidade oficial e cobertura da policia militar com direito a cavalaria. O único problema da cavalaria ….. É claro… Um característico mal cheiro que acompanha estas tropas montadas se é que me entendem.
O mega evento de música eletrônica estava dividido de maneira que a tenda de Drum n Bass ficava em uma extremidade do evento que se extendia pelo sambódromo e a tenda de pop house na outra extremidade. No meio disto, ficava o palco principal que estava instalado exatamente entre as arquibancadas centrais do sambódromo, está disposição provávelmente foi escolhida pelo evento para possibilitar a criação do camarote, porém ela dificultou a transição de um local para outro já que para atravessar o evento inevitavelmente era necessário cortar a multidão que se expremia no palco principal. Ao lado do palco principal e em direção a tenda de Drum n Bass ficava a tenda de Hip Hop e atrás dela, do outro lado da arquibancada, uma tenda que misturava um pouco de tech-house, com electrohouse. Excetuando pela tenda de Marky, o evento basicamente se focava no som mais popular, incluindo engraçadas vinhetas no estilo radio quando ia acontecer a troca de um dj para o outro.
O evento tinha uma proposta bem diferente da proposta de nosso outro grande festival, o Skol Beats. O público era em sua maioria mais jovem na faixa de 16 a 20 anos, sem perder porém a presença de pessoas de até mais de 30 a 40 anos de idade. Um ponto negativo era a obrigação de se comprar duas latas de cerveja e não apenas uma. O suposto double a noite inteira que não funcionava muito bem, já que nem todos bebem acompanhados como por exemplo a pessoa que lhe escreve.
A grande surpresa do evento foi a tenda de Marky. Com o som muito bem equalizado, o clima na pista era intenso e pesado, muito competente e underground. Especial prestígio para os grandes MC´s Lucky e Size que criaram uma atmosfera incrível com suas rimas que estão cada vez melhores. Até uma espécie de batalha aconteceu entre eles durante as apresentações. Sensacional. Os djs da tenda de marky também estavam muito afinados. A apresentação de TC também não deixou por menos, muito próximo de seu estilo e com viradas rapidas e muita energia. Único ponto negativo da tenda, coisa que provavelmente não tem a ver com os Djs mas sim com a organização do evento, o atraso de 1hr no Line up. Por isto, Marky só foi comandar as picapes as 5 horas da manhã. Vale lembrar também dentro do underground que alguns djs da tenda de hip hop arriscaram sair um pouco da fórmula de black music básica das radio comerciais e arriscaram tocar algo mais rap e menos pop black. Ponto positivo.
Saindo da pista de Drum n Bass e voltando pro foco principal do evento. Ele foi carregado de grandes sucessos das radios de hoje. O público que estava disposto pelas outras tendas estava muito animado e se divertindo a valer. Único problema, em alguns momentos o som não tinha a altura suficiente no palco principal por algum motivo desconhecido de nossa equipe. Mas durante todas as apresentações, não somente a de Larock e Gaudino o local ficou tomado pelo público, o tamanho do público só tinha concorrência com a não menor pequena multidão que tomou os arredores e a tenda propriamente dita de Drum n Bass, já que todos os amantes do underground migraram para o drum n bass. Uma cena curiosa pois o público estava muito variado na tenda, afinal, a tenda de drum n bass costuma ter um público mais específico.
Em questão de estrutura, o evento ainda precisa melhorar um pouco. Os banheiros sofriam as vezes com uma superlotação, o que fez com que o público masculino (como de costume) começasse a demarcar seu território nas paredes do evento. As filas de troca de dinheiro por fichas também ficavam muito cheias, os bares porem estavam bem dispostos e servindo com eficiencia. Outro ponto estranho do evento foi o da parte reservada aos policiais militares, aquela área exalava um estranho cheiro de churrasco, sem mais comentários sobre isso.
Em suma, o evento foi interessante. Respondeu bem a sua proposta. Esperamos que cresça em qualidade no futuro



