MÚSICAS ELETRÔNICAS GOSPEL
MÚSICAS ELETRÔNICAS GOSPEL – Música Eletrônica Gospel tem atraído cada vez mais os jovens aos eventos promovidos pelas igrejas evangélicas.
Para algumas pessoas aliar a ideia de música religiosa e música eletrônica pode parecer estranho. Ou mesmo, para outras pode parecer que não combina em nada. Mas já faz algum tempo que um novo gênero de e-music foi criado, é a música eletrônica gospel, que tem criado um público cristão diferenciado para o eletro.
Alguns exemplos de festivais e raves já existentes são o Raviver, Glorifica Litoral, EletroCristo, Space Gospel, Freedom Fest, Terra Santa, Live Act, entre muitos outros estaduais, regionais e nacionais. Dois exemplos de reconhecimento mundial é o Festival Cornerstone, que ocorre nos Estados Unidos e o Festival Gospel Castellon, na Espanha.
Também existe o Festa Morning Star aqui no Brasil, que mostra as tendências e novidades da música eletrônica gospel norte americana e européia.
Quem movimenta essas festas são os DJs e produtores de música eletrônica que são, em sua grande maioria, pastores evangélicos. Mas não pense que por isso a música não é boa, muito pelo contrário. Eles também dispõem de todos os equipamentos (sintetizadores, laptops e instrumentos musicais, como guitarra) e conhecimento necessário.
Existe na internet até alguns sites de música eletrônica especializados no assunto. Dois exemplos são o Gospel DJs – http://gospeldjs.com.br/ – e o Gospel Mix DJs – http://gospelmix.ning.com/. Ambos são espaços voltados à integração dos DJs cristãos, que serve para divulgação de eventos e de produtores, trabalhos e músicas do gênero.
Além da criação de músicas, os produtores também optam muitas vezes por fazer remixes de músicas gospels de cantores conhecidos. Por exemplo, o remix da música “Ressuscita-me”, da cantora Aline Barros (disponível no site Gospel DJs). Outro ponto interessante é que eles também se utilizam de outros subgêneros do eletro para criar músicas, como o House Music.
O site Gospel DJs possui, inclusive, uma webradio (http://gospeldjs.com.br/radio/) com a programação voltada ao melhor da e-music cristã.
Um dos motivos de as igrejas evangélicas terem adotado o gênero é que esse é um modo de conquistar, atrair e levar mais jovens às igrejas. E o sucesso e retorno disso não tem sido pequeno, prova é o grande número de eventos do gênero criados por todo o país.
Leia Mais
1 comentário
The princess
Enviado em
18/08/12
Esse tipo de ritmo sofre muito preconceito pela pessoas q se limitam a adorar a Deus, gosto e admiro esse trabalho e acho uma forma extravasante de adorar ao Pai o q nao eh ruim