MINAS GERAIS INVESTE NA MÚSICA ELETRÔNICA
MINAS GERAIS INVESTE NA MÚSICA ELETRÔNICA – O norte de Minas Gerais também tem música eletrônica, uai! Ao longo dos últimos 10 anos o gênero foi encontrando o seu lugar ao sol e, hoje, está presente tanto em festivais, como shows e clubes.
Isso tudo fomentou o surgimento de artistas empenhados na e-music, como é o caso do duo 4Hands Project, representantes ávidos da nova safra de DJs da região.
A dupla é formada pelos DJs e amigos João Lucas Versiani e Marco Caldeira, que já comandavam as picapes separadamente. Com a união, misturaram as referências e os gostos pessoais. "Sempre que fazíamos alguma festa, entre amigos, escolhíamos as músicas e todo mundo gostava das escolhas. Em uma destas festinhas, nossos amigos sugeriram que montássemos um projeto de DJ e deu certo", contam os artistas.
Além de comandarem as picapes, os rapazes também estudaram música por muitos anos, o que ajuda em muito na hora de compor os seus trabalhos. "Temos pessoas na família que estudaram e ainda estudam música. Foi um caminho natural e durante muitos anos os dois fizeram aulas diversas de música. Hoje, na hora de construir o nosso som, as batidas, o que pegamos principalmente de ritmo para fazer os efeitos se interagem", destacam.
Eles continuam estudando para que possam seguir pesquisando maneiras diferentes de apresentar a música eletrônica, até mesmo brincar com o estilo. "No começo, para entender melhor os efeitos, composição de sons, etc., tivemos um auxílio grande de um amigo, o também DJ Luan Amorim, que nos passou a noção mais aprofundada de efeitos, composição de sons, etc. Foi uma base importante”, relatam.
E complementam: “Hoje, mantendo esta conexão com o que tem sido feito mundo a fora, montamos vários tipos de set, brincamos com versões que criamos de músicas de outros estilos, como o rock, sem deixar perder nossa pegada". Além dos novos projetos pelo estado mineiro, outra prova de que a música eletrônica está sendo levada a sério é a realização do 1º Encontro Regional de Música Eletrônica da Zona da Mata & Mostra Brasilidades, que ocorreu em abril deste ano.
O evento foi organizado pelo Quarteirão Eletrônico, uma das ações do Programa Eletrônico, que incentiva a cultura digital através da música, que tem apoio do governo. Na ocasião, a Universidade Federal de Viçosa, no estado mineiro, abriu espaço para o evento gratuito. Entre alguns dos temas, destacou-se a abordagem “Quarteirão Eletrônico: da criação de plataformas de detecção e lançamento de talentos, à criação de redes participativas e geração de pertencimento”.