MERCADO DE TRABALHO PARA VJ
Ocupar um espaço no mercado de trabalho para VJ é uma tarefa que exige dedicação, para conseguir se destacar e ser um profissional reconhecido. VJ (Video Jockey) é a denominação dada aos profissionais responsáveis pela manipulação em tempo real de vídeos, em eventos ao vivo. Na maioria das ocasiões, as funções de VJs incluem a ilustração de músicas e a transmissão de sensações diversas para o público.
Mais sobre o mercado de trabalho para VJ
A técnica tem origem na videoarte, o VJ usa elementos de vídeo puro e simples, como televisão, videogame, cinema e uma infinidade de influências do meio audiovisual. O VJ pode utilizar até mesmo transmissões ao vivo do próprio evento, com uso de webcams, câmeras de segurança, câmeras da equipe de filmagem do evento ou de qualquer outra parte do mundo (via satélite, dispositivos móveis ou internet) para compor experiências sensoriais audiovisuais, que são exibidas em telões de diversos tipos, tamanhos e tecnologias espalhadas pelo evento.
O VJ faz com vídeo o mesmo que o DJ faz com a música. O VJ pode ainda trabalhar sem usar o som ou qualquer outra trilha sonora. Por força de mercado, o VJ pode, eventualmente, trabalhar com áudio e vídeo. Esse profissional usa inúmeras ferramentas de trabalho, desde um simples computador ou laptop/notebook conectado aos telões, a clusters, videogames (como PlayStation, Xbox, Dreamcast e outros) até mesmo celulares, que devem estar devidamente conectados a computadores, websites ou satélites, os quais captam seus comandos e transmitem para outros dispositivos responsáveis pela mixagem dos vídeos.
Como se destacar no mercado? Primeiro, faça uma videoteca de clipes. Recorra a conteúdo em domínio público ou sequências em Creative Commons. Você pode ainda filmar suas próprias cenas. Não confie muito nos conteúdos preparados para VJs, pois eles costumam ser bem banais, e você os vê em qualquer boate. Depois, é importante encontrar seu próprio nicho. Para isso, defina qual é o seu tipo de música favorita e que lugares tocam esse tipo de música.
Também é importante conseguir um software para VJs. Um excelente programa gratuito é o VDMX. Leva um tempo até que se aprenda a lidar com ele e a dica é não esperar até o dia do show para começar a aprender. Saber projetar as imagens em um telão funciona de maneiras diferentes, de acordo com o programa e com o computador. Até mesmo ligar e desligar pode demorar um bocado. Então, respire fundo e espere por alguns dias até aprender a mexer no programa. Quando entender as coisas, anote-as e não se esqueça delas na hora do show.
É importante também, sempre que for trabalhar como VJ em um evento, tomar o cuidado de chegar antes dos clientes, para instalar todos seus equipamentos, posicionar o projetor e se certificar de que tudo está funcionando perfeitamente. Ao saber como agir no mercado de trabalho para VJ, sua carreira será muito mais bem-sucedida.