DJ precisa de agência?
DJ PRECISA DE AGÊNCIA? – Se você é um profissional novato, ou acaba de criar um novo elemento que pode mudar o conceito atual de e-music, ou ainda é das antigas, mas tem dificuldade de fazer sua carreira bombar já pode ter se perguntado. Será fundamental para um DJ ser agenciado? As opiniões são divergentes, mas também se completam.
A mercantilização parece atrapalhar todas as áreas e com a música não é diferente. Ao mesmo tempo em que DJs acreditam na importância de uma agência, tanto para articular contratos e organizar a agenda do profissional, o problema é quando a agência não valoriza o trabalho dos DJs brasileiros.
Profissionais e críticos da música eletrônica avaliam que existem agências que só atrapalham a carreira do DJ, pois, além de não conseguir bons contatos, desvalorizam o seu trabalho, no estilo “leva dois, paga um” e não articulam shows no exterior para os agenciados. Ao contrário dos DJs internacionais, que recebem todas as regalias ao vir para o Brasil, e nem sempre são tão bons quanto o nível de marketing que fazem sobre as suas imagens.
Outra questão levantada é o catálogo de DJs que as agências disponibilizam para os clientes escolherem o profissional para sua festa ou evento, como se fosse suficiente definir qual o DJ adequado para a ocasião apenas olhando o catálogo. Em tempos remotos, quando a internet não era popular, o catálogo poderia ser o grande primeiro passo para a contratação do profissional, mas hoje é insuficiente.
Por isso se questiona até que ponto um DJ não pode trabalhar de forma independente, já que meios para isso não faltam. Com determinação, conhecimento e um computador na mão, é possível fazer um site, blog, se inserir nas redes sociais e mostrar o seu trabalho, colocando futuros clientes em contato direto. Mas isso é suficiente?
Teoricamente, uma agência conta com mais capital financeiro para investir em divulgação e mais contatos, ou estaria empenhada em tê-los, além de promover o seu casting com mais credibilidade no mercado, justamente pelo DJ estar incorporado a ela. Quando esses requisitos são prioridade para a agência, certamente os DJs veiculados a ela terão espaço garantido. Do contrário, é melhor começar o seu próprio site.
Leia Mais
5 comentários
Edu Pinzon
Enviado em
03/09/11
sou dj formado pela AIMEC,como faço para ser agenciado por vcs? Abraxx!
Edilson Silva
Enviado em
24/09/11
Bem Estive visitnado o site e gostaria de receber mais informação sou DJ a 17 anos tocando muita musica eletrónica e Black muisc no abc e sp aguardo um retorno para que possa mostrar melhor o meu perfil ,contato 011-82100349
[email protected]
grato.
DJ DIEGO
Enviado em
12/04/12
Ola , ja iniciei minha carreira a 3 anos com equipamento profissional tocando muito eletro e funk no rio de janeiro …
como que entro em contato com vocês ?
meu contato 7768-4589
http://www.prodjdiego.net
Ricardo Mendes
Enviado em
07/05/12
Ola, Sou Dj a 4 anos, comecei produzir tem há 4 meses, sou novo na área de produção.
Tenho 17 anos, na linha do electro house dubstep complextro !
gostaria de ser agenciado, pois aqui onde moro não tem muitas oportunidades de festa, sim sou novo mais amo oque eu faço. Aguardo resposta! Agradeço-vos desde já. fiquem com Deus Abraço
Ricardo Mendes.
dj jam
Enviado em
18/06/12
Boa Tarde ,
Estou enviando meus contatos para disponibilizar meus serviços perante
a empresa olhem com carinho meu site (blog) desde ja agradeço !
http://WWW.DJJAMRIOBALADAS.BLOGSPOT.COM