CURSOS DE TEORIA MUSICAL PARA PRODUTORES
Cursos de teoria musical para produtores são fundamentais para fornecer aos alunos uma base teórica para composição de músicas em softwares, a partir do uso do protocolo MIDI. Além disso, esse tipo de curso visa ainda capacitar você a utilizar o teclado do piano como instrumento ou apenas referência para a construção dos elementos tonais em todos os D.A.W.s (Digital AudioWorkstations).
Qual a importância disso? O uso da teoria musical em conjunto com o MIDI é essencial para qualquer músico ou produtor musical que trabalham com DAWs. A familiaridade com o MIDI e suas aplicações proporciona uma liberdade criativa maior no processo de composição devido à facilidade de criação, edição e variação de notas, escalas, ritmos e acordes. Já a intimidade com o teclado do piano e escalas musicais confere ao produtor a capacidade de criar elementos de maneira mais intuitiva (utilizando um teclado controlador) e a possibilidade de usar o teclado em um Live P.A.
Os cursos de teoria musical para produtores são voltados para produtores musicais que não possuem formação em música, ou para músicos que precisam adaptar seu conhecimento musical à sua interface digital de trabalho e/ou para os que tocam outros instrumentos (cordas, sopros, percussão, etc.).
Mais sobre cursos de teoria musical para produtores
Claro que cada curso tem suas especificidades, mas a maioria deles apresenta: uma carga horária objetiva de 64 horas/aula, sendo as aulas divididas entre práticas e teóricas; um computador e um teclado controlador MIDI por aluno para todas as aulas; material didático sem custo para o aluno.
O conteúdo tende a englobar os seguintes assuntos: introdução ao MIDI; notas e escalas (maior/menor); ritmo, grades rítmicas e grooves; intervalos e acordes; percepção rítmica; MIDI Effects (arpeggios, acordes e escalas); linhas de baixo; linhas melódicas; progressão harmônica; aplicações e parâmetros MIDI.
Quem quer atuar na área de produção musical vai precisar de um set-up básico, com hardware (computador) e software (sequenciador e plug-ins), bem como placa e caixas de som. No caso do hardware, é essencial ter computador, placa de som, sintetizadores e monitores de referência. Em geral, computadores usados para acessar a internet servem para iniciar os seus estudos.
A sua placa de som on-board (a que vem com o computador) pode ser uma boa alternativa para as suas primeiras experiências. Se a sua ideia for gravar instrumentos acústicos e voz, vai ser inevitável um investimento em uma placa profissional.
Em relação aos sintetizadores de hardware, faz um bom tempo que os softwares vêm ganhando qualidade igual aos hardwares com muita praticidade. Além disso, pesquise bem antes de escolher softwares, pois existem diversas opções de sequenciadores, e é neles que você vai compor, mixar e masterizar as suas músicas.
Assim, ficará mais fácil fazer cursos para o aperfeiçoamento de técnicas de produção musical.