COMO SER VJ DE MÚSICA ELETRÔNICA
Atuar como VJ era uma prática pouco conhecida há algum tempo. Traduzindo de forma livre, trabalhar como VJ é fazer uso profissional da videotecagem. Os verdadeiros VJs fazem mais do que se pensa: eles criam uma interface interessante entre som e imagem. Eles moldam, revigoram e desafiam estéticas. Caso você não saiba como ser VJ de música eletrônica, basta conferir as informações que separamos abaixo.
Apesar de estar se popularizando, poucos ainda sabem como ser VJ de música eletrônica, que é uma profissão descrita como algo muito similar ao que o DJ faz, exceto pelo fato de você estar mixando vídeo em vez de música. VJs estão mais para alquimistas da imagem em movimento, misturando vídeos em tempo real diante de um público, mixando signos para uma cultura pós-moderna que diz já ter visto de tudo.
Veja como ser VJ de música eletrônica
Como surgiu o VJ? A origem da profissão ocorreu nas casas noturnas, em que a figura do VJ ganhou a devida atenção. Na verdade, é lá que ele ainda ganha a maior parte dela. Quando as pistas de dança passaram a ser o novo foco da sub-cultura jovem, a mixagem de vídeo se tornou componente de uma trindade divina (música, vídeo e luz), que ainda tem muito para oferecer ao entretenimento noturno.
VJs também se apresentam em galerias de arte, teatros, grandes shows, em espaços urbanos e, claro, festivais de novas mídias. Não adianta pedir para um VJ tocar em um lugar onde os projetores estão voltados para a parede que ninguém vê, já que isso é fundamental em sua apresentação.
Mas como ser um VJ? Bom, ser VJ é o mesmo que ser um artista em improviso. Você deve saber utilizar os recursos existentes ou os possíveis de se utilizar para fazer um trabalho interessante e que seja ao mesmo tempo diferente e que consiga atingir o público, que faça o público entrar no clima. Um VJ tem que perceber o momento certo de jogar um vídeo mais claro, sincronizar uma imagem e uma música com um vídeo. Enfim, tais percepções dependem da criatividade de cada profissional.
Existem VJs que usam diversos métodos para fazer seus trabalhos: videogames, celulares, computadores, câmeras digitais, entre outros aparelhos que podem ser utilizados com essa finalidade. Mas a dupla webcam e computador é o mais utilizado, por permitir inúmeras possibilidades diferentes. Um dos vários programas que possibilitam fazer a manipulação de vídeos para VJ é o Deejay VideoSystem MK2, um software bem popular para mixagem dos vídeos.
Pronto, agora já é possível tentar uma carreira nesse campo de atuação da e-music, principalmente depois de muita preparação, seja a partir de cursos ou de experiências amadoras antes de encarar locais com um público exigente.