COMO ESCOLHER O EQUIPAMENTO PARA DJ?
EQUIPAMENTOS PARA DJS – Feeling é importante, mas de nada adianta sem um bom equipamento. Cada aparelho tem uma função e todo o DJ deve conhecer para garantir o sucesso da balada.
A sensibilidade e a vontade de ser DJ são características essenciais para iniciar a carreira, mas o conhecimento técnico é tão importante quanto o talento. Para quem deseja começar a profissão ao modo clássico, com toca-discos e tudo o mais para fazer a galera da pista dançar com estilo, precisa estar ligado em uma série de equipamentos de som, fundamentais para o trabalho de um DJ.
Pode-se começar a lista com o mixer (mesa de som), que é o aparelho utilizado na combinação de sons e também funciona como regulador dos componentes de áudio (frequência, volume, efeitos e tons). Também regula a quantidade de batidas por minuto. Hoje em dia, os modelos mais modernos são mesas de som digitais, com entrada para MP3 players e botões touchscreen.
Outro componente importante da lista é o sampler, responsável por reproduzir e armazenar sequências sonoras na memória digital. Para a música eletrônica, este equipamento é ainda mais importante, uma vez que permite e manipulação do som, criando melodias e efeitos complexos. Além disso, substitui o som de alguns instrumentos musicais.
A picape se assemelha a um toca-discos, possibilitando a realização de efeitos musicais com os vinis, como back to back, speed back e scratch. Quem preferir trabalhar com CD precisa ter um CDJ, que é o leitor de CD profissional. Nele é possível manipular o CD com os mesmos efeitos do vinil, ou seja, diminuir ou acelerar a velocidade da música, alterar o tom, entre outras funções. Já o amplificador, como já diz o nome, amplia, aumenta o som produzido através de uma saída de áudio.
Esses são os equipamentos de som mais importantes para um DJ completo de e-music. Mas uma balada não é feita apenas de música, e sim de muita iluminação também, que deve acompanhar o som. Para tanto, entre as opções de iluminação, o imprescindível é contar com um strobo, que se assemelha a uma lanterna que pisca; luz de efeito, ou seja, um refletor que projeta raios multicoloridos; e globo de luz giratório que projeta raios coloridos de luz.
Outros aparelhos não são essenciais, mas ajudam na performance dos DJs. São eles os fones de ouvido profissionais. A vantagem dos fones é que, ao conectá-lo a um mixer, o DJ poderá testar efeitos e saber com antecedência como vai ficar o som que pretende soltar para o público. Entre outras possibilidades.
Um computador bem equipado com softwares adequados também pode ajudar bastante, substituindo alguns dos aparelhos citados. Para ter sucesso, se a escolha for pela redução do equipamento físico, o DJ pode adquirir um modem 3G, que vai garantir os downloads de músicas a qualquer momento no notebook, inclusive para improvisar durante a performance.