COMO CRIAR UM PROJETO DE MÚSICA ELETRÔNICA
Produtores musicais e outros profissionais relacionados à produção de música eletrônica nem sempre sabem como criar um projeto de música eletrônica. Os efeitos utilizados na produção de música eletrônica e escolhidos para compor a obra fazem toda a diferença, e podem variar desde delay, reverb e chorus até plug-ins muito sofisticados, capazes de criar e sequenciar efeitos complexos.
Os plug-ins são produzidos por diversas marcas e podem ser abertos dentro de diferentes softwares, ampliando o leque de opções dos produtores e substituindo hardwares grandes e caros. Entretanto, na hora de finalizar a música, no processo conhecido como masterização, os hardwares ainda podem fazer uma boa diferença no resultado final. A masterização é um processo que consiste em uma série de acertos e melhorias na música como um todo, deixando a faixa em um padrão comercial.
Saiba como criar um projeto de música eletrônica
À princípio, é necessário apenas de um computador, um software de produção musical e um fone de ouvido. Porém, outros equipamentos podem auxiliar na hora de produzir e-music com qualidade. O kit básico indicado para constituir um home studio é formado por placa de som (para gravação e reprodução de áudio com qualidade), monitores de referência (caixas de som que têm resposta plana de frequências), teclado MIDI (teclado que auxilia muito na criação de melodias e até batidas, pois não tem som e apenas reproduz os sons do software), e um bom computador.
Como ocorre a produção musical? Bom, quase todo som eletrônico lançado atualmente é criado e finalizado em computadores, através de softwares como o Ableton Live, Reason e Logic Pro. Eles podem ser utilizados para produzir músicas de qualquer estilo musical. Os softwares têm instrumentos virtuais, os chamados sintetizadores, que servem para criar baixos, teclados e outras partes da música, nota por nota. A bateria (bumbo, caixa, pratos, percussão, etc) costuma ser criada com a utilização de samples (partes de áudio) e loops. Os loops, samples e instrumentos são colocados em sequência na “linha do tempo” do software, sendo que cada parte da música (baixo, bateria, voz, etc) ocupa um canal ou faixa, tendo controles individuais de volume, equalização e outros parâmetros.
A acústica do seu estúdio/quarto/sala também faz uma boa diferença na hora de ouvir a música e saber se ela soará bem em outros ambientes. Se não for possível fazer um tratamento adequado, pode ser melhor fazer o som com fones de ouvido próprios para produção musical, como os KNS da KRK. O resultado depende muito mais do conhecimento do produtor do que dos equipamentos que ele possui, mesmo que sejam de alta qualidade.
Pronto, agora você já sabe como criar um projeto de música eletrônica a partir de ações de fácil aplicação!