Vestax lança controlador MIDI VCI-400
Controlador MIDI VCI-400 – Com uma infinidade de funções e alta qualidade, equipamento chega às lojas apenas em 2012.
A variedade de equipamentos que tem saído para o mercado, recentemente, vem agradando aos DJs e produtores, que encontram na concorrência entre as empresas produtos, cada vez mais, eficientes para discotecas e produzir suas músicas. Com o aumento da concorrência, os produtos tendem a oferecer preços mais competitivos também, possibilitando ao profissional atualizar frequentemente o seu arsenal de aparelhagem.
Para disputar este mercado, a japonesa Vestax lançou, há pouco tempo, o VCI-400, um controlador MIDI com quatro decks e algumas características diferenciadas de seus concorrentes. Entre elas, o aparelho conta com uma interface e funções que, é bem provável, agradem a muitos usuários que fazem uso de softwares para discotecagem, inclusive, os DJs que apreciam fazer o mapeamento MIDI. No entanto, o VCI-400 também oferece arquivos com mapeamento pronto para os softwares mais populares.
Além deste controlador MIDI oferecer um mixer de quatro canais com filtros HP/LP e funções load/syncem cada canal, o lançamento possui, ainda, duas unidades de efeitos com três efeitos cada, pitchbends, modo vinil, JogWheels de tamanho médio e crossfader. Porém, nas diferenças mais marcantes, em relação a outros controladores MIDI, a Vestax investiu em duas unidades de Hot Cues, com seis pads cada, que, por causa do seu estilo de botão, podem ser utilizados para outras finalidades.
Como se fosse pouco, acima dos JogWheels, o destaque fica por conta dos 12 botões que podem ser usados para acionar efeitos, cues ou para disparar samples. É possível conectar o equipamento ao computador, através de USB, no entanto, é necessária uma fonte externa de energia. Já a placa de áudio, com resolução de 24 bit/ 48kHz, promete muita qualidade para o trabalho que for realizado com este controlador MIDI.
O VCI-400 tem uma saída master estéreo RCA, saídas balanceadas estéreo e uma saída para fone de ouvido na parte frontal. Também possui duas entradas para microfone e duas entradas de áudio estéreo (RCA). Segundo os profissionais que avaliaram o aparelho, os componentes knobs e faders também oferecem muita qualidade. Tudo isso tem o seu preço, que é bem mais caro que os equipamentos da concorrência. Mas, por enquanto, os brasileiros nem podem se animar muito, pois apenas em 2012 o controlador chegará às lojas europeias e, no Brasil, ainda não existe previsão.