Thom Yorke, Four Tet e Burial – Artistas renomados lançam trabalho em conjunto
Thom Yorke, Four Tet e Burial lançaram dois singles Ego e Mirror. Parceria une músicos da cena rock e eletrônica.
Thom Yorke, vocalista do Radiohead, andou enveredando mais um pouco para os lados da música eletrônica. Ele lançou dois singles em conjunto com os músicos Four Tet – de post-rock e música eletrônica, e Burial – produtor de música eletrônica no estilo dubstep. Os hits Ego e Mirror já estão disponíveis na internet. Para conferir, clique aqui.
Não é a primeira vez que os artistas fazem parcerias em trabalhos musicais. Four Tet já remixou o hit Atoms for Peace, do álbum solo de Thom Yorke. Este, por sua vez, já fez um set e acrescentou a ele um single de Burial. Para se ligar na carreira dos artistas, Thom Yorke é também compositor da banda britânica de rock alternativo Radiohead, desde 1988, quando surgiu o conjunto. Também toca guitarra e piano.
Estão com Thom Yorke os músicos Jonny Greenwood e Ed O'Brien nas guitarras, Colin Greenwood no baixo e sintetizador e Phil Selway na bateria e percussão. Por volta do ano 2000, o Radiohead inseriu ao seu repertório elementos experimentais de música eletrônica e jazz. Os próximos trabalhos também tiveram influência da emusic. Nada tão surpreendente então Thom York entrar no projeto com músicos da cena eletrônica.
Four Tef é o pseudônimo de Kieran Hebden, que já participou da banda Fridge, pioneira do pós-rock da Inglaterra, cruzando o indie-rock com pitadas eletrônicas e originalidade. Como artista solo, Four Tet tem preferência pelas melodias, incorporando elementos do electro, hip hop, techno, jazz e música folclórica. O DJ Hebden também possui outros projetos paralelos, entre eles, remixes de artistas como Anti-Pop Consortium, Explosions in the Sky e Black Sabbath.
Já Burial é especialista em singles produzidos através de softwares simples que possuem recursos limitados e poucos efeitos sonoros. A característica não convencional do artista pode ser conferida principalmente no single Broken Home. Na realidade, a carreira do músico é pouco conhecida, sabe-se apenas que Burial é o alterego de um produtor anônimo que vive em Londres. O surgimento de Burial foi com o álbum de mesmo nome em 2006, sendo alvo de muitos elogios dos críticos. Os demais trabalhos obtiveram tanto sucesso quanto o primeiro.