Monkeytown – Modeselektor prepara novo álbum
Monkeytown é o novo trabalho do duo alemão e será lançado em outubro. Terceiro trabalho da dupla garante trazer ainda mais excentricidade.
Excentricidade é a palavra que melhor define o duo alemão Modeselektor. O público cativo que já possui aguarda ansiosamente o lançamento do próximo álbum, Monkeytown. No entanto, os fãs precisam aguardar até o dia 4 de outubro para a divulgação oficial do projeto, já que a gravadora informou que nenhum single será lançado antes da data marcada.
Depois de quatro anos do lançamento do último álbum, a dupla formada pelos músicos Bronsert Gernot e Sebastian Szary, lança o novo trabalho pela gravadora Monkeytown Records. A novidade deste projeto é a participação de colaboradores de renome do mundo da música, como Thom Yorke, PVT, Anti-Pop Consortium, Busdriver e Miss Plantnum. Thom, da banda Radiohead, aliás, já trabalhou junto com a dupla Modeselektor, quando os artistas foram responsáveis pela manipulação de uma de suas faixas solo, The Eraser.
Para aquecer as turbinas, foram marcados uma série de shows em festivais nos Estados Unidos e outros países. A dupla vai participar inclusive do Identity, considerada a primeira turnê de festival de música eletrônica. Outros shows do duo de Berlim estão agendados para o dia 29 de julho, na Polônia, no Audioriver Festival; dia 30 de junho, em Chicago, no Lollapalooza; e dia 21 de agosto, em Nova York, no Nikon em Jones Beach Theater, quando finaliza a tour que totaliza 18 apresentações.
A música do Modeselektor é considerada bastante diversificada com um toque de absurdo, fundindo estilos como o hard rap, dubstep, grime e diversos outros neologismos musicais. Bronsert Gernot e Sebastian Szary fazem um som que é possível chamar de caos controlado, que acelera os batimentos cardíacos e deixa todo o público dançando.
Os artistas iniciaram a carreira musical em 1995, junto com a efervescência de vários estilos musicais de Berlim, como big bass techno, labstyle, happy metal, bastard dancehall, euro crunk, acid rap e psychedelic electro. A música deles é considera densa, rica em texturas e sons inéditos aos ouvidos. O duo iniciou tocando com outros DJs e, já em 2001, conheceu a gravadora Bpitch, empresa respeitada do techno mundial.
Daí por diante, iniciaram o lançamento de diversos singles, EPs e remixes, até a chegada do primeiro álbum em 2005, o “Hello Mom!”. Em 2007, foi lançado Happy Birthday. Monkeytown é o terceiro trabalho da dupla e garante surpreender até os ouvidos mais exigentes.