Dom & Roland – Through the Looking Glass
A felicidade de um velho amante de um gênero musical é ver que nem todos os seus ídolos se vendem a grande massa e as cifras monetárias. Alguns ainda preferem fazer sua arte ao invés da chamada "arte" que o dinheiro gosta. Este mês, Dom mais uma vez mostrou que não está deixando a balança pesar somente para a bufunfa ao lançar seu novo disco.
Through the Looking Glass, lançado pela Dom & Roland Productions mostra que o bom peso que era feito a 10 anos atrás continua vivo e com a força das grandes do passado como os tempos de ouro de Ed Rush & Optical e Bad Company. O disco consegue captar aquilo que é essencial em um som pesado e bem feito. O clima nos leva para um outro lugar. Temas sinistros, temas de tecnologia, perseguição, mas sempre com muuuito groove. Yeah!
Dom & Roland é uma dupla um pouco diferente da dupla tradicional, pelo menos eu não me lembro de outra dupla onde um dos integrantes não é humano. O Sr. Roland é um sampler de 16 bits da empresa Roland que se chama S-760. Dupla que deu acerto, afinal já é o seu quarto álbum lançado, sendo que os outros três foram lançados pela lendária Moving Shadow e mais de 100 lançamentos diferentes entre singles, EP´s vinis e compilações. Produtores incansáveis.
Confira uma pequena sinopse do disco, e o link do Myspace lendo mais.
O disco se inicia com um dark épico, acho que esse é o melhor nome que pensei pra definir esta faixa. Tambores poderosos marcam o início da faixa. Com clima de batalha do mundo antigo. Quando a faixa se inicia, um amem (base de bateria) que mais parece uma chuva de destruição digna de uma batalha sangrenta. A primeira faixa já mostra qual a proposta da dupla neste disco. Só os fortes sobrevivem.
Quando acaba a primeira faixa e nos chega Minds & Machines, o choque é ainda mais forte, acredito que quem superar este segundo desafio terá a experiência completa do disco. Que depois destas duas fúrias nas primeiras faixas deve ser considerada uma experiência parecida com um tesouro bem guardado. Minds & Machines e sua frase principal "The Things to Work, People to Think (Traduzindo, As coisas para trabalhar, as pessoas para pensar)" é um soco na cara. Junto com a frase soco vem a música e mostra que a frase é mais séria do que se imagina. Estrondoso.
A Terceira faixa, Bumps in The Night, continua a perfeição do disco, temas únicos e em tons de cinza e preto. O Sample mais uma vez genial traz um clima que alia a noite a um filme de terror em preto e branco estrelado por um médico louco. A música então se revela como um funk sujo digno de uma pista cheia onde acontecem coisas demais para que você saiba de tudo que está acontecendo.
Bring In The Funk traz a pegada guetto para o cardápio. O guetto a lá Dillinja e Lemon D, onde as ruas são escuras, e os Impalas dominam. Booload! Get up traz a perseguição a toda tanto para a pista quanto para a casa. O clima de tensão e correria domina.
Glow Bug, o que dizer desta faixa. A primeira vez que ouvida, seu baixo ultra distorcido já domina qualquer um. Só para enfatizar a dominação. O nome da música quer dizer Inseto que brilha. Faixa fantástica. Para não descrever faixa por faixa até o fim do disco vou dar ênfase a mais uma única, para não estragar a surpresa do disco colocando minhas opiniões sobre as faixas e não escrever demais até cansar o leitor. Half Life, uma faixa absurda. Não sei explicar bem o clima desta faixa, digamos que é de noite, e tem um helicóptero em algum lugar. hahah, sei que soa estranho, mas ouçam.
Além do álbum ser fantástico do começo ao fim, para Dom fechar o lançamento com chave de mestre, na versão em CD há um segundo disco com todas as faixas lançadas pela Dom & Roland Productions anteriores a este álbum.
Esse é prato cheio, pra ficar na memória. Pode Acreditar.
Dom & Roland – Through the Looking Glass
Tracklisting:
CD 01
01 – Deckers Theme
02 – Minds & Machines
03 – Bump In The Night
04 – Bring In The Funk
05 – Get Up
06 – Glow Bug
07 – Through the Looking Glass
08 – Mr. Tuttles Nightmare
09 – Half Life
10 – Cycle of Life
11 – Boogie Down
12 – Take them Down
CD2
Dom & Hive – Chaos Theory
Dom & Gridlok – Moodswings
Dom & Sketch – Ritual
Dom & Roland – 45 Special
Dom & Roland – Hear My Call
Dom & Roland – Electric Smile
Dom & Roland – Punish Me 2007
Dom & Roland – U Do Voodoo
Domus et Klutus – Maximus
Dom & Roland – Sanity
Dom & Roland – Cyclops
Dom & Black Sun Empire – Sparta
Confira o som de algumas das faixas no Myspace de Dom & Roland