Cyberdog Vol.4 – Psy-Systems mixed by Oforia
Este ano, a gravadora israelense BNE se juntou a uma das marcas mais associadas ao mundo clubber e lançou o cd Cyberdog Vol. 4 – Psy-Systems , mixado por Oforia. Pra quem não conhece, uma pequena introdução sobre a Cyberdog, a maior grife do mundo dedicada aos clubbers.
Sabe aquelas roupas fluorecentes, ou aquelas calças compridas com visual cibernético? É esse tipo de roupa que você encontra na Cyberdog – além de vários acessórios e calçados para complementar o figurino andrógino. A matriz fica em Londres (aqui no Brasil havia uma filial próxima à Galeria Ouro Fino, em São Paulo, mas não durou muito tempo), mais especificamente no mercado de Camden Town, famoso reduto de diferentes tribos que convivem em harmonia. Além dos clubbers, lá você encontra de tudo: hippies, punks, metaleiros, jamaicanos, chineses, brasileiros… A trilha sonora que toca na loja é um som acelerado, seja hard dance (muito popular no Reino Unido) ou psy-trance. E é aqui que a compilação Cyberdog Vol. 4 deixa um pouco a desejar.
Oforia inicia o cd com "Homeless", uma faixa mais tranquila produzida por Fatali. Em seguida vem Timelock com "Inner Bright", bem dançante e com um sedutor vocal feminino. A música é ótima, mas um pouco comercial para a Cyberdog. O mesmo pode ser dito para o remix de "Merlin", do Infected Mushroom, retrabalhada pelos próprios produtores para integrar o novo single "Become Insane". "Merlin" possui a sonoridade típica do IM, com acordes de violão e tudo mais, porém foge aos padrões underground da grife inglesa.
O cd só começa a atingir a sonoridade típica de uma loja Cyberdog a partir da quarta faixa, "Virtual Space", que faz parte do novo álbum da dupla Benny Risher e Shahar Fahima, conhecidos como Basic. Na sequência vem "Magic", uma música bastante envolvente com vocais sussurrados. Oforia aproveita para incluir nesta compilação o remix do Future Prophecy de um de seus hits do ano passado, "Return of the Machines". Se você esteve em uma festa em 2006, fatalmente vai se lembrar das guitarras pesadas que acompanham o refrão "You're watching the return of the machines".
A sétima faixa é "Unreal", uma parceria entre Atomic Pulse e Cyrus The Virus que possui um ritmo acelerado com basslines pesados. Em seguida, um grito logo no início nos apresenta a uma das melhores músicas do cd: "Feel the Vibration", do Future Prophecy. Os sintetizadores psicodélicos, acompanhados de solos de guitarra, explicam o nome desta excelente produção. Feche os olhos e sinta a vibração!
O cd segue com "Strike Twice", do Echotek, e a faixa mais pesada de todas, "The Prophecy", do Astral Projection. Quando você imagina que está em uma das Cyberdog, ouvindo um som envolvente e olhando (e quem sabe comprando?) as roupas caras e exclusivas da grife, o set acaba. Além disso, Oforia também peca nas mixagens, às vezes abruptas, e na seleção das músicas, uma vez que quatro delas – "Inner Bright", "Unreal", "Feel the Vibration" e "The Prophecy" – já apareceram na compilação Advanced Options 2, lançada pela própria BNE.
Ficha técnica:
Título: Cyberdog Vol.4 – Psy-Systems mixed by Oforia
Artista: V/A
Selo: YoYo Records
Formato: CD
Gênero: psy-trance
Lançamento: 26/02/07
Track list da compilação Cyberdog vol.4 – Oforia:
01- Return Of The Machines Oforia feat.Bwicked – (Future Prophecy Remix)
02- Inner Bright – Timelock
03- Magic – The Freak Show
04- The Prophecy – Astral Projection
05- Homeless – Fatali
06- Strike Twice – Echotek vs Atomic Pulse
07- Virtual Space – Basic
08- Unreal – Atomic Pulse vs Cyrus The Virus
09- Merlin – Infected Mushroom (Infected Rmx)
10- Feel The Vibration – Future Prophecy