Buraka Som Sistema mistura e-music e kuduro português
O Buraka Som Sistema acaba de lançar o seu novo clipe Hangover (BaBaBa). O som do quarteto português, formado pelos músicos Lil'John, Riot, Conductor e o colaborador frequente Kalaf, é considerado um dos mais interessantes da música eletrônica atual. A sonoridade do Buraka se integra ao Kuduro – gênero musical surgido em Lisboa na primeira década do séc. XXI, que nasceu da fusão entre o kuduro angolano e a música urbana europeia. O Buraka também é apelidado como o fundador do novo som eletrônico kuduro progressivo.
O single Hangover (BaBaBa) é frenético e o clipe traz uma edição de imagens repetitivas que contagia. O clipe pode ser visto no site www.buraka.tv. Esta faixa faz parte do novo álbum do grupo, Komba, que tem seu lançamento previsto para o final de 2011.
Sobre Hangover (BaBaBa), os próprios integrantes do Buraka definem que "Agarramos uma melodia vocal simples, um elemento clássico da música de dança e juntamos a ele o instrumental mais estranho e futurista que tínhamos. Não é house, não é dubstep, não é tecno e nem sequer é kuduro". E acrescentam: “os Buraka estão cada vez mais à vontade dentro do terreno único que criaram e que cada dia arriscamos mais".
O grupo iniciou com Lil’John e Riot, que na adolescência faziam música juntos. Quando começaram a trabalhar com o produtor Angolano, Conductor, começou a se formar o Buraka Som Sistema. Com seu conhecimento sobre o Kuduro, Conductor, juntou o ritmo às influências musicais dos demais integrantes e fundiram com o techno, o drum‘n’bass, o hip hop e a música de dança. Trabalharam com o Buraka talentos como Petty, M.I.A., Pongolove, Kalaf, Nolay, Bruno M, Deize Tigrona, Puto Prata e DJ Znobia.
Quem curte o som do Buraka Som Sistema pode ir se preparando para o show do grupo, que vai se apresentar no dia 30 de setembro de 2011 com Deise Tigrona no Rock in Rio. Também está confirmada a presença do Buraka no Luanda Blue Fest em Angola (21 maio), no espanhol Sónar (17 e 18 de junho) e no britânico Big Chill (6 agosto).