Ableton anuncia duas novidades: Ableton Livre 9 e Push
Ableton Livre 9 e Push – Nova versão do software de produção de música eletrônica e novo controlador são os lançamentos da Ableton.
A marca de tecnologia Ableton chega com novidades ao mercado da música eletrônica. Os lançamentos ocorreram praticamente simultaneamente no mês de outubro, são eles o Ableton Livre 9 e o novo controlador, o Push. A segunda novidade conta com interface integrada com a Session View do software, sendo ideal para tocar sequências e instrumentos, disparar loops e mudar parâmetros como velocidade e swing.
Com desenho da empresa Ableton e produzido pela Akai, os principais recursos do Push são as duas entradas para pedais, os 64 Pads sensíveis à intensidade e pressão, 24 L, iluminação RGB, 11 Knobs sensíveis ao toque, tela LCD com quatro displays e touchstrip de 12cm. Quer mais? O novo controlador da Ableton possui Pads que ganham em sensibilidade, sendo tocados como um instrumento.
Além disso, o Push tem integração total com o Ableton Live, bem como diversas telas e recursos avançados que permitem alterações sem tocar no mouse ou teclado. Se você ficou prá lá de animado com o lançamento, entretanto, é bom diminuir os ânimos, pois o lançamento do controlador vai acontecer somente em 2013. Porém, é provável que dê as caras antes em alguma exposição de áudio.
Já o Ableton Live 9 é a nova versão de um dos softwares de produção musical mais populares do mundo. As novidades que o lançamento traz são muitas, começando pela gravação de automação nos clipes da Session View, sendo que agora é possível gravar alterações MIDI em cada clipe de áudio ou MIDI do Live, bem como melhor qualidade de som e, é claro, a interação com o Push. Outra novidade é o compressor, Glue Compressor.
Mas não é só isso, o Ableton Live 9 conta também como efeitos melhorados e novos displays. Para entender melhor os recursos do lançamento, a Ableton disponibilizou no YouTube vários vídeos com o passo a passo para utilizar cada novidade.
Em relação às melhorias, os usuários do Ableton Live 9 podem gravar automações com um controlador ou com o mouse, sendo possível, ainda, desenhá-las com o lápis e criar curvas, como no Logic. As automações gravadas no Arrangement View também podem ser transportadas para a Session View. O Browser foi outra ferramenta melhorada e, agora, duas colunas formam o novo Browser, mais organizado e com um sistema de busca mais eficiente.