Ed Rush
Produtor de Drum n Bass/ Jungle , um dos nomes indicados como precursores da nova escola do jungle, Ed Rush (um trocadilho com o termo Head Rush, que remete a um efeito pesado causado pelo excesso de drogas estimulantes) começou sua carreira quando se uniu a um produtor musical que morava em seu quarteirão chamado Nico Sykes. Os dois começam a produzir faixas de jungle juntos.
As faixas da dupla possuíam uma característica bem obscura e tenebrosa, algo que ia além do darkside comum da época. Após tentativas e mais tentativas, e algumas faixas lançadas em white labels a primeira faixa que ganha o total respeito do público jungle é ´Bludclot Artattack`. A faixa inova na utilização de influências do Techno e Bleep Techno. Após Bludclot, o duo entra em evidencia.
Através do hoje lendário selo No U Turn de Nico, Ed Rush inventa uma nova faceta do Drum n Bass. O que inicialmente era entitulado de Dark Jungle acabou ficando tão único que foi batizado com novo nome. Na clássica coletânea do selo Emotif Records surge o nome Techsteppin. Nasce o termo Techstep .
Dentro da No U Turn e seus sub-selos, Ed Rush lança uma série de grandes faixas como Guncheck, Mad Different Methods, Force is Electric, Mothership, Gangsta Hardstep, entre muitas outras. Seu sucesso na No U Turn o faz assinar faixas até mesmo pela lendária Prototype Recordings do papa Grooverider. Vale a pena citar Killamanjaro e Alien Girl, dois grandes clássicos não só da carreira de Ed Rush como do Drum n Bass em geral.
Apesar do reconhecimento de Rush neste momento, é com a união de Ed Rush com o produtor Optical que seu nome estoura mundialmente. Nasce a famosa dupla Ed Rush & Optical.
Fundadores do selo V!RUS, Ed Rush & Optical foram responsáveis por uma guinada no Drum n Bass. A mistura inventada pela dupla nunca havia sido tentada antes. Graves altamente subsônicos e barulhos que pareciam sair de filmes de horror misturados com ficção científica criaram uma experiência totalmente única no mundo da música. O primeiro álbum da dupla chamado Wormhole é considerado um clássico tanto pelos fãs quanto pela crítica, o álbum eleva o drum n bass a um nível nunca antes visto, mantendo a letargia do som de ed rush aliados a habilidade incomparável de Optical na produção.
Ed Rush juntamente com Optical lançaram mais 5 álbuns após Wormhole, todos aclamados por público e crítica e estão na ativa até os dias de hoje. Ed Rush já se apresentou algumas vezes no Brasil apesar que seu nome anda em baixa nas praias brasileiras ultimamente. Resta esperar uma nova aparição do mestre por aqui.
My Space: http://www.myspace.com/edrushvirus